A China não se tornou apenas no maior mercado de carros do mundo, como se tornou também no maior mercado de carros eléctricos do mundo. Só no ano de 2016, a China conseguiu dobrar o número de carros eléctricos a circular, contando agora com uma frota com mais de 600.000 carros. Em termos comparativos, a China tem mais carros eléctricos a circular que os Estados Unidos e a Europa juntos.
Mas este crescimento não acontece por acaso. Durante este ano de 2016, quem comprasse um carro eléctrico recebia uma ajuda do estado Chinês na ordem dos 13.800 Euros (100.000 Yuan). No entanto, já a partir do próximo mês, ou seja no ano de 2017, este subsídio irá sofrer um corte de 20%. Isto fez com que muita gente comprasse carro já este ano, de forma a ter direito ao subsídio na sua totalidade mas, ainda assim, esperasse que o valor de vendas não seja muito inferior durante o ano de 2017. A culpa será de novos modelos a serem lançados no mercado, assim como uma grande acessibilidade ao crédito naquele país.
De momento, os veículos plug-in híbridos ainda dominam o mercado dos carros eléctricos chineses com BYD’s Tang e Qin a manter os primeiros lugares no top de vendas, cada um com mais de 20.000 carros entregues em 2016.
Mas o mercado Chinês de veículos eléctricos (EV’s), é diferente devido à variedade de modelos existentes. Na verdade, existem mais de 60 modelos disponíveis, sendo que 13 deles entregaram mais de 10.000 unidades durante o ano de 2016. Para se ter uma ideia da diferença, apenas 5 modelos conseguiram vender mais do que 10.000 unidades em 2016 nos Estados Unidos: Tesla Model S, Tesla Model X, Chevy Volt, Ford Fusion Energi e Nissan Leaf.
Ainda assim, nos próximos anos adivinha-se uma mudança significativa no mercado. Segundo rumores, o governo Chinês prepara-se para autorizar marcas estrangeiras a produzir no país sem ter que divulgar a tecnologia com as marcas locais. Isto vai fazer com que haja mais concorrência e com que a qualidade dos carros eléctricos na China aumente.
A China é actualmente um dos maiores poluidores do mundo, pelo que dá grande importância ao desenvolvimento do mercado de carros eléctricos.
Vamos olhar para os três carros eléctricos que mais sucesso fizeram no mercado chinês este ano.
BAIC EU260
O BAIC EU260 ocupa o primeiro lugar de vendas de carros eléctricos. Conta com pouco mais de 18.000 unidades vendidas até ao mês passado.
Este é equipado com uma bateria de 41kWh com uma autonomia de 260Km. Com um custo aproximado de 35.150 Euros (antes do incentivo), o EU260 fica a um excelente preço com as ajudas dadas pelo estado Chinês, podendo ser comprado por aproximadamente 21.000 Euros.
É preciso realçar que este é um Sedan bastante básico e que dificilmente conseguiria passar nos testes de segurança necessários para poder circular na Europa e nos Estados Unidos.
e6 BYD
Este é o segundo da lista. Com pouco menos de 18.000 unidades vendidas em 2016, o e6 BYD já tinha vendido outras 7.000 unidades em 2015.
Originalmente foi lançado com uma bateria de 60 kWh, o que lhe dava uma autonomia de cerca de 300Km. No entanto, uma decisão da marca vez com que fosse feito um upgrade para uma bateria de 82 kWh, o que fez disparar as vendas neste ano de 2016. É que a autonomia passa para os 402 Km.
Com os incentivos, o preço do e6 BYD pode ficar abaixo dos 28.000 Euros.
Geely Emgrand EV
A Geely é uma marca algo conhecida fora da China. Na verdade, esta foi a marca que adquiriu a Volvo, a marca Sueca.
2016 foi o primeiro ano completo de produção do Emgrand EV. Até ao momento, este ano já vendeu 12.000 unidades. Conta com uma bateria de 45 kWh, o que dá para uma autonomia anunciada de 253 Km. Apesar do preço similar a outros veículos que apresentamos neste artigo, o Emgrand EV é o que se encontra mais bem equipado no segmento de carros eléctricos na China. O sucesso de vendas no país, tem feito com que a Geely leve mais a sério o seu programa de veículos eléctricos, tendo procurado melhor a sua plataforma para este segmento, procurando levá-lo para a Volvo também.