O orador da primeira palestra do primeiro dia oficial do Web Summit, pertence a uma das empresas que mais tem marcado o mundo da web dos últimos anos. Mike Schroepfer o CTO do Facebook, falou sobre a visão do Facebook para os próximos 10 anos e quais os problemas que vão tentar resolver.

O Facebook já identificou quais as áreas mais importantes do futuro, sendo eles uma empresa que todas as suas ofertas necessitam de internet para funcionar. O primeiro grande problema do futuro que vão tentar resolver é como conectar todo o mundo à rede. Apostando em diferentes soluções para diferentes casos, como por exemplo zonas urbanas e rurais.

facebook-net

Os benefícios de estarmos todos em rede permite que a informação circule muito rapidamente e, com a ajuda do Facebook Live, dar a conhecer novas realidade, ou tornar alguém no reporter do momento.

O segundo grande foco do Facebook é a inteligência artificial (AI) e as características que tornam uma máquina realmente inteligente. O grande aumento do poder computacional, é o que permite, e vai permitir a existência de máquinas cada vez mais inteligentes.

faccebook-pc-power

Este aumento já é notório na capacidade dos computadores conseguirem legendar imagens e saber do que a mesma se trata. Porém, ainda há um longo caminho a percorrer. A era das máquinas realmente inteligentes, está muito longe. Mike Schroepfer deu um exemplo de um teste simples que as AI que o Facebook anda a desenvolver têm vindo a tentar resolver.

facebook-ai-teste

Contudo, o aumento computacional dos últimos anos é tanto que os smartphones de última geração são capazes de usar redes neurais para aplicações simples de AI, tanto de informação como de criatividade.

E por último, mas não menos importante temos a Realidade Virtual. Sim o Facebook acredita que finalmente a VR vai ter sucesso e conquistar de vez os utilizadores. Mas as áreas de aplicações da realidade virtual, não se resumem apenas a jogos.

A AASDAP, uma empresa brasileira, tem vindo a desenvolver uma combinação de VR, Oculus Rift, interface cérebro-computador e robótica, para desenvolver soluções médicas que irão ajudar pacientes com paralisias motoras que nunca andaram.

Os resultados têm sido  muito positivos, simulando e treinando o corpo a andar, acreditam que podem restaurar os neurónios que não foram danificados. Pacientes completamente paralisados conseguiram restaurar parcialmente a actividade muscular. Algo que até agora nunca tinha sido conseguido.

facebook-vr-healt

Standalone é a plataforma VR do Facebook que funciona por si só, sem necessidade de nenhum aparelho extra. Também conta com uns controladores para as mão, aumentando assim os níveis de interacção e imersividade, pois são usados como tracking device e controladores. Podendo assim criar um mundo VR, todo ele novo, onde se pode interagir com alguém muito distante, como se estivessem ao nosso lado, aumentando ou quem sabe até facilitando interacções sociais.

Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui