A Daimler é uma empresa detida exclusivamente pela NuCellSys GmbH que a partir deste mês de janeiro de 2019 passará a operar sob o selo da Mercedes-Benz Fuel Cell.
A Daimler é líder no desenvolvimento de células de combustível e armazenamento de hidrogénio para aplicações automóvel. Com esta associação a Mercedes-Benz terá uma posição diferente na luta pelos combustíveis alternativos aos derivados do petróleo.
O sistema de célula de combustível holística para o novo Mercedes-Benz GLC F-CELL apresenta os seguintes dados:
- consumo combinado de hidrogénio: 0,34 kg/100 km;
- emissões combinadas de CO2: 0g/km;
- consumo elétrico combinado: 13,7 kWh/100 km.
Com estes valores a NuCellSys veio confirmar o potencial da sua tecnologia e uma vez associada à Mercedes-Benz Fuel Cell elevará o seu bom nome a um nível mais elevado.
Em entrevista o O Prof. Christian Mohrdieck, chefe da Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH e responsável pelo desenvolvimento do sistema de acionamento de células de combustível de hidrogénio da Daimler diz:
“A tecnologia de células de combustível é parte integrante de nossa estratégia. (…) Zero emissões de CO2, longas distâncias e curtos períodos de reabastecimento, além de uma ampla gama de aplicações de carros a autocarros, outros veículos comerciais de grande porte (…) tornam a tecnologia uma alternativa à prova de futuro. ” – Christian Mohrdieck
O Mercedes-Benz GLC F-CELL
O sistema de transmissão geral e o sistema de armazenamento de hidrogénio do novo Mercedes-Benz GLC F-CELL, que comemorou seu lançamento no mercado apenas no final de outubro, também vem do centro de desenvolvimento de células de combustível em Nabern. Os componentes e a direção foram submetidos a testes rigorosos individuais e de resistência em várias bancadas de teste.
Tudo pronto para o futuro
Já existe um novo projeto na agenda após a conclusão do desenvolvimento do Mercedes-Benz GLC F-CELL. O Citaro, o autocarro da Mercedes-Benz será o próximo a ter a tecnologia de célula de combustível a hidrogénio. No passado, várias dezenas de autocarros citadinos Citaro FuelCELL Hybrid já demonstraram o seu potencial no serviço público. Para usar a tecnologia em outros segmentos automóveis d, a Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH está a otimizar o sistema de célula de combustível possa ser aplicável ao Grupo.
Sistema de célula de combustível
O sistema de célula de combustível consiste num conjunto de células eletroquímicas que convertem a energia química de um combustível em eletricidade. Esta conversão é conseguida através de uma reação eletroquímica, entre o hidrogénio e o oxigénio.