Não é o primeiro portátil com um ecrã flexível, mas é certamente o primeiro do seu género, com um cavalheiresco ecrã dobrável de 17 polegadas, ao qual podemos ainda acoplar um teclado. O ZenBook 17 Fold OLED é um vislumbre do futuro e um portátil corajoso que chega à Europa no final do Verão, mesmo a tempo da rentrée, e de toda uma nova geração de trabalhadores em regimes híbridos que querem um portátil com a flexibilidade ao nível da sua ambição.

O futuro é agora, velhotes

Se os ecrãs flexíveis têm já alguma tração nos telemóveis, não o têm tanto nos computadores. O Asus ZenBook 17 Fold OLED não é ainda assim o primeiro, mas há corridas onde importa mais o ritmo a que se compete, do que o lugar que se ocupa à largada.

Com as 17.3″, o ZenBook 17 Fold OLED tem talvez dimensões ideais, porque todo aberto tem uma resolução 2.5K 2560×1920, e dobrado é na verdade equivalente a um dispositivo muito portátil com 12.5″, um tamanho de ecrã ao qual já estamos mais do que habituados. A resolução aqui é de 1920×1280 ou 3:2.

Gosto particularmente da implementação do teclado, que funciona em conjunto com o ecrã via Bluetooth, com o que pode ser usado sem contacto, ou então colocado sobre a metade dobrada do ecrã, como um teclado tradicional!

O painel OLED é de elevada qualidade, com 100% do espaço de cor DCI-P3 e não é um problema que tenha rebordos bem visíveis, já que darão todo o jeito para o segurarmos. Entretanto, a Asus implementou igualmente um sensor de cor, uma câmara IR e uma câmara de 5MP para videoconferências de maior qualidade.

A última geração de hardware, a pensar no futuro

A Asus não sacrificou o ZenBook Fold 17 OLED à sua primazia de ecrã dobrável. Ou seja, não concentrou tudo em torno desta feature, esquecendo-se de outras questões importantes.

Portanto, no interior encontramos processadores Intel Alder Lake até um i7-1250U de 16GB de RAM e que me lembre é o primeiro exemplo de um portátil flexível com um processador de última geração e alta performance (ainda que da série U). Recebem 16GB de RAM e ainda 1TB de armazenamento.

Portabilidade e autonomia

Um Asus ZenBook 17 Fold é algo que querem ter convosco em cada viagem, graças aos seis diferentes modos de operação que lhe conferem uma grande polivalência.

Uma excelente autonomia é, por isso, obrigatório, mas é um desafio pelo menos tão importante quanto o ecrã em si mesmo. A Asus consegue colocar aqui uma bateria de 75Wh, e embora não nos diga uma autonomia taxativa, a capacidade do equipamento está na faixa superior do que encontramos no mercado.

O Zenbook 17 Fold OLED será disponibilizado para venda no mês de setembro de 2022, por valores ainda por revelar. É uma excelente altura para colocar no mercado um portátil tão habilmente vocacionado para nómadas digitais, trabalhadores em movimento e académicos de regresso aos seus centros de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui