Embora já soubéssemos que a Microsoft estaria a trabalhar num Surface de dois ecrãs, pensávamos fundamentalmente num Surface Phone que também se concretizou hoje na forma do Surface Duo. Mas, a par com esse muito aguardado smartphone com sistema Android, a Microsoft apresentou hoje o Surface Neo, tecnicamente um portátil com dois ecrãs.

O Surface Neo não será o primeiro portátil com dois ecrãs. Consigo pensar de repente no Lenovo Yoga Book C930, mas enquanto este inclui um ecrã de E-Ink para gráficos e outras aplicações, ou enquanto o ASUS ZenBook Pro Duo utiliza um ecrã 4K secundário, o Surface Neo utiliza dois ecrãs perfeitamente iguais e intermutáveis.

Tal como no caso do Surface Duo, o Surface Neo não deverá ser lançado antes da segunda metade de 2020, sendo neste momento um demonstrador de tecnologia. O portátil conta com uma dobradiça de 360º que permite utilizar o portátil em diversas posições, inclusivamente num formato de computador tradicional, com um teclado magnético que cobre um dos ecrãs apenas parcialmente, transformando a parte visível numa WonderBar semelhante ao ScreenPad Plus da ASUS. Ou seja, a WonderBar poderá acumular apps ou janela minimizadas do YouTube ou Netflix, mas se colocarmos o teclado mais perto da dobradiça, o ecrã extra transforma-se num trackpad.

Como os dois ecrãs de 9 polegadas são perfeitamente idênticos, podemos usar apenas um com o outro omitido ao estilo de um tablet, acrescentar um teclado exterior e utilizar cada ecrã como um monitor separado, ou usar o equipamento como um livro, uma página em cada ecrã.

Não esperamos o Surface Neo antes do final de 2020 e por essa altura muito deverá já ter mudado. O conceito é excitante e não tenho dúvidas que será rapidamente imitado por muitos outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui