Mesmo para quem está em teletrabalho, a pressão laboral não abrandou sobre muitos trabalhadores e sabemos bem como chegamos ao ponto em que o corpo quer apenas dormir, mas o cansaço é tanto que não conseguimos. No Verão, com o calor, tudo fica ainda pior e torna-se ainda mais difícil repor as baterias. A verdade é que muitos de nós não têm hábitos saudáveis de sono, e é aqui que a Garmin nos quer ajudar com alguns conselhos vindos de uma verdadeira especialista de dados biométricos.

Do comunicado de imprensa:

O Verão é uma ótima altura para desfrutar do bom tempo, fazer mais atividades ao ar livre, prolongar as nossas tardes de passeio ou apreciar um fantástico pôr-do-sol com uma bebida num terraço. No entanto, acrescentar tudo isto às rotinas habituais do resto do ano, ou fazê-lo durante as nossas férias, significa uma alteração significativa dos ritmos do nosso corpo, e isto, somado às altas temperaturas, torna mais difícil adormecermos.

De facto, de acordo com um estudo revelado este ano pelo Centro Europeu do Sono, um em cada quatro portugueses admitiu ter dificuldades de sono e 30% admitiu que os problemas de sono se agravaram este último ano. De acordo com o mesmo estudo, há cerca de 90 doenças relacionadas com o sono, e as mais frequentes são a insónia e a apneia do sono.

O que podemos fazer para dormir melhor?

Uma boa noite de sono tem impacto tanto na nossa energia física como no nosso estado de espírito e, por esta razão, a Garmin oferece-lhe uma série de dicas para que, juntamente com a tecnologia dos seus aparelhos, consiga dormir mais facilmente:

Cuide dos seus hábitos durante o dia. Para além de comer uma dieta saudável, não sucumbir à preguiça causada pelas altas temperaturas e continuar a praticar desporto, sempre adaptado às condições desta estação. Porque estas atividades produzem um efeito benéfico de relaxamento mental e físico. Pode optar por desportos como natação, caminhada, ciclismo ou yoga, entre outros, e todos eles podem ser controlados e monitorizados a partir do pulso, graças aos múltiplos perfis desportivos pré-instalados nos relógios Garmin, onde pode até encontrar treinos animados para os executar corretamente de forma visual. No entanto, recomendamos que tente não praticar desporto três horas antes de ir para a cama, porque o exercício aumenta a temperatura corporal, o ritmo cardíaco e a adrenalina.

Prepare-se um pouco antes de ir para a cama. Escolher lençóis feitos de tecidos naturais, uma vez que que aumentam a respirabilidade, reduzindo assim a sensação de calor. Também se pode ventilar o quarto um pouco antes de ir para a cama para arrefecer a atmosfera e assim eliminar a condensação e a humidade. Também pode tomar um duche quente para o ajudar a relaxar.

No entanto, tente evitar beber demasiados líquidos antes de ir para a cama, pois isto pode significar que terá de se levantar à noite e, portanto, interromper o seu sono. Mesmo assim, é importante beber água suficiente ao longo do dia para manter uma hidratação adequada. Com a Garmin, pode monitorizar a ingestão de líquidos com um widget dedicado no seu relógio (e também através de Garmin Connect), que lhe permite seguir os copos de água que bebe para obter a hidratação certa para o seu corpo, que será pré-definida com base nas suas características fisiológicas.

Se desejar, pode dar uma vista de olhos ao seu widget do sono para ver quantas vezes acorda durante a noite e, portanto, analisar o que o está a causar e corrigir o que o está a incomodar para tentar evitar interromper o seu descanso.

Relaxe. Feche os olhos, tome uma posição confortável e aceda a partir do pulso aos exercícios de respiração consciente que encontrará nos smartwatches da série Venu® 2. Encontrará diferentes técnicas de respiração: calma, respiração profunda, relaxamento e concentração. Para cada uma delas tem uma atividade que o preparará para dormir e decide qual usar cada noite, dependendo das suas preferências ou de como foi o seu dia. No final, o smartwatch mostra a duração, o ritmo cardíaco médio e as alterações na pressão sanguínea durante a atividade respiratória. Também pode rever os dados da sua atividade no Garmin Connect, onde pode ver gráficos da sua frequência respiratória, stress e ritmo cardíaco durante a sua sessão de respiração consciente.

Monitorize a qualidade do seu sono. Ao monitorizar a forma como dorme, saberá o que pode afetar o modo como descansa. A qualidade do sono é muito importante para a nossa saúde e, por esta razão, é aconselhável obter pelo menos oito horas de descanso por dia.

Para saber como tem dormido, nada mais fácil do que consultar os dados de monitorização avançados oferecidos pelos dispositivos Garmin, onde pode ver as diferentes fases do sono (leve, profundidade, REM e acordado).  Esta ferramenta fornece análise do sono e estatísticas diárias, analisando a sua oximetria de pulso, frequência cardíaca e dados de movimento, e ajuda-o a compreender o número de horas de sono, bem como a qualidade do sono, níveis de sono e movimento durante o sono. Pode acompanhar diariamente ou, se preferir, acompanhar o seu sono durante os últimos sete dias para ver como o seu sono está a progredir.

Lembre-se que o tempo de descanso deve ser entendido como um hábito indispensável da vida e, para além destas dicas, não se esqueça do mais importante: ouça o seu corpo e mente para que possa descansar quando precisar. Da Garmin, convidamo-lo a pôr estas dicas em prática para tentar obter o melhor descanso e desfrutar o dia com toda a sua energia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui