A Dyson é uma especialista em pó e alergias e não estamos livres de nenhum dos dois nesta altura de confinamento, quando na verdade estamos ainda mais tempo dentro de casa. Já sabíamos que o confinamento tinha mesmo alterado profundamente a perceção de como, um pouco por todo o mundo, percecionamos o pó. Agora a primavera está a caminho e tudo pode ficar ainda pior, com o pólen pelo ar. E exatamente como é que nos defendemos disto?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, estima-se que em Portugal uma doença alérgica afete cerca de  um terço da população – 30% tem queixas de rinite, 18% tem queixas concomitantemente de conjuntivite, 6,7% asma e cerca de 5% relatam alergia alimentar. De acordo com a SPAIC, o subdiagnóstico é particularmente frequente no caso das doenças alérgicas respiratórias , que podem ser confundidas com outras situações também comuns. A maioria das alergias afetadas são aos  ácaros do pó doméstico, aos pólenes de gramíneas, parietária e oliveira e aos epitélios de cão e gato.

Por outro lado, segundo um estudo feito pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, como alergias sazonais são cada vez mais prolongadas e intensas devido às mudanças climáticas e à época de maior concentração de pólen dura atualmente mais 20 dias e 21% mais pólen do que em relação a 1990.

Retornando um pouco ao Global Dust Study da Dyson, embora não o saibamos, a verdade é que o pó pela nossa casa pode conter vírus e bactérias, além dos inúmeros microrganismos alergénicos que causam todo o tipo de infeções respiratórias e mesmo oculares. Todos os dias inspiramos 9.000 litros de ar e isto não é exatamente Whisky: 9.000 litros de ar podem fazer mal a qualquer um, se não tiverem um mínimo de qualidade.

Purificar o ar, limpar a alma

Os ácaros são um problema real e nem nos apercebemos que passamos uma boa parte do nosso tempo a inspirá-los. Além da sua presença em tapetes e sofás, almofadas e colchões são pontos de enorme concentração destes pequenos seres que, inocentemente, nos causam todo o tipo de problemas. Com o calor, estes bichaninhos reproduzem-se ainda mais, particularmente entre Maio e Outubro, tornando fundamental garantir uma limpeza acrescida.

Como? A Dyson recomenda a utilização de um aspirador inteligente e potente, capaz de não só aspirar este mobiliário, como também capaz de purificar o ar, ao capturar a maior parte das partículas nocivas, desde que o sistema de filtragem possa capturar partículas de tamanhos até 0.3 micras.

O aspirador ideal pode por isso ser o Dyson V11, disponível em Portugal nas versões Absolute Extra, Absolute Extra Pro e Torque Drive Extra. Este aspirador vertical inclui como acessórios uma cabeça especialmente pensada para aspirar colchões e sofás, e, graças à sua enorme capacidade de sucção será capaz de aspirar mesmo as mais pequenas criaturas que se alojam nos tecidos. Felizmente para nós, elas não voltam a sair, já que contamos com um filtro capaz de reter 99.97% das partículas até 0.3 mícrones. Alguns minutos de aspiração do tapete ou do colchão e notarão quão fino é o pó que se acumula no depósito, uma prova bem visível do que nos passa pelo nariz sem vermos.

Mas, com a primavera a chegar, o Dyson Pure Humidify + Cool será um aliado imprescindível. Este ventilador polivalente não só faz circular o ar com uma brisa silenciosa e eficiente, como possui um conjunto impressionante de defesa contra os agentes alergénicos, incluindo um potente filtro HEPA que retém 99.95% das partículas até 0.1 micrómetros. Um sistema UV depois trata dos agentes biológicos e aniquila 99.9% daqueles agentes que possam estar na água do depósito com que o Dyson Pure Humidify controla humidade da nossa casa para melhorar a qualidade do ar.

Um sensor de qualidade do ar permite mesmo que o funcionamento do Dyson seja ajustado às necessidades do ar em qualquer momento, garantindo um fim para as alergias da primavera. Mas, se a sua casa for fria, não se fique pelo Cool, e experimente algum Hot.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui