Todos os amantes de carros sabem que há duas letras mágicas que tornam os carros da Renault excelentes para conduzir pelas estradas de Portugal. Quando o carimbo Renault Sport aparece, é garantido que estamos na presença de um carro com uma alma diferente do habitual, que vai buscar tudo o que a Renault tem vindo a aprender ao longo dos anos pelas pistas de todo o mundo fora. O Renault Megane GT é um deles, e esta versão é qualquer coisa de espectacular. Mas será que também é um carro agradável de se conduzir no dia a dia? Ou é apenas um desportivo para ser usado ao fim de semana para diversão? Juntem-se a nós ao longo dos vários quilómetros de estrada que fizemos e descubram isso mesmo.

Antes do RS, temos o GT

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Até à chegada do Megane RS, já anunciada durante o salão de Frankfurt, os amantes da Renault vão ter que se “contentar” com este excelente Megane GT. Este é, de momento, o modelo mais rápido e excitante da marca francesa a circular nas estradas de Portugal.

Como todos os outros da gama Megane, este também conta com cinco portas e faz-se acompanhar por um conjunto enorme de tecnologia que nos ajuda bastante na condução do dia a dia. Estacionamento automático, prevenção de colisão, modos de condução ajustáveis,HUD Display, enfim … tudo para aumentar o conforto durante a condução.

Para além dos 202cv fornecidos pelo motor a gasolina (ou 165 cv se for o motor diesel) o Megane GT traz um outro truque na manga: quatro rodas direccionais. Felizmente para nós, a Renault meteu-nos ao volante da versão a gasolina.

Quatro rodas direccionais: é mesmo preciso?

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É uma pergunta válida de se fazer. O 4Control, nome que a Renault deu ao seu sistema de quatro rodas direccionais, faz com que este Renault seja mais simpático de se conduzir. É um sistema que já existe noutras grandes marcas com desportivos, como é o caso do 911 GT3 e GT3 RS da Porsche. E sim, acabámos de juntar Renault e Porsche no mesmo artigo.

Afinal de contas, este sistema acaba por tornar a condução mais “simpática” quando nos deparamos com ruas mais apertadas, ou quando temos que fazer manobras mais complicadas. Neste caso, a baixas velocidades, o Renault Megane GT orienta as rodas traseiras na direcção oposta facilitando assim as manobras. A velocidades mais altas, funciona exactamente ao contrário, sendo que as rodas traseiras apontam para o mesmo ângulo que as rodas dianteiras, garantindo assim uma maior estabilidade de confiança a fazer curvas mais rápidas.

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Para ver se o sistema realmente funciona, nada melhor que usar as estradas portuguesas para testes. E melhor ainda, que tal a estrada que nos leva por dentro da Serra de Sintra, com curvas bem apertadas e também bastante apreciadas pelo pessoal das motas? Assim foi, e só podemos concluir que este sistema funciona realmente. Em curvas rápidas, temos sempre uma direcção bastante firme e um carro com uma estabilidade enorme, garantindo assim total segurança e diversão. Quando as curvas são mais apertadas e consequentemente mais lentas, o comportamento não é tão normal, já que o carro gira abruptamente para o centro, devido às rodas traseiras tomarem uma posição oposta às rodas da frente. Mas isto só significa mais diversão, sendo que quem conduziu em tempos um Renault 5 GT Turbo, tenha dito que o fazia lembrar o mesmo, mas com muito mais estabilidade. Resumindo, um carro agressivo mas sempre sob controlo.

Na verdade, este sistema 4Control acaba por ser um ponto muito importante para este Megane GT: permite que o carro seja mais longo do que nunca, apesar de parecer que tem metade do tamanho real quando avançamos para as curvas.

Curvas rápidas, mas quão rápidas?

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Debaixo do capô, está um 4 cilindros com 1600 de cilindrada, que nos dá uma potência de 205cv e um binário máximo de 280Nm. Isto traduz-se em 7,1 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 230km/h. Tudo isto são dados técnicos que são revelados pela marca e que podem ser vistos no seu site oficial.

Mas é na estrada que podemos realmente avaliar este motor da Renault, com o carimbo Renault Sports. E aí, à medida que as 7 velocidades da caixa automática EDC são despachadas, podemos realmente sentir a potência deste motor.

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No dia a dia, os consumos serão sempre altos para o que estamos normalmente habituados. Nunca consegui baixar dos 6.5/7L por cada 100km, sendo que as curvas da Serra de Sintra facilmente mandam estes valores para cima dos 10L. Mas compreende-se, porque esta estrada leva a que o modo de condução Sport seja activo, e assim não há milagres (apenas muita diversão).

Há muita potência debaixo do capô e não é difícil colocá-la em acção. Mas quando pomos a caixa em modo manual para dar lugar às patilhas (agarradas à coluna de direcção, como mandam as regras), o melhor é trocar as mudanças cedo, já que perto do limite do redline apenas teremos barulho e pouca potência.

Megane GT: Um carro para o dia a dia?

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Apesar de ter o carimbo Renault Sport, este Megane GT quase que tem uma dupla personalidade. Nos modos de condução, se deixarmos estar o modo Neutro definido, estamos na presença de um Megane mais “normal”. A direcção, assume uma sensação mais natural, a suspensão fica menos rígida e o ruído do motor é muito mais natural (ou seja, menos audível). A nível de performance, continuamos a ter os mesmos cavalos debaixo do motor, mas o binário disponível não é tão rapidamente acessível, pelo que ficamos na presença de um carro agradável de ser conduzido no dia a dia, e que nos pode levar de um lado ao outro mais rapidamente, à distância de um simples toque de um botão.

Mas há coisas que não são alteráveis e que o símbolo GT mantém. Os bancos desportivos à frente são impecáveis, com um grande apoio e garantindo um conforto excelente, quer seja para o dia a dia, ou então para as curvas mais apertadas e feitas com o pedal a fundo. Os apontamentos mais desportivos (por exemplo o painel de instrumentos) também não nos deixam esquecer do carro que temos em mãos, mas todo o interior premeia a classe e a qualidade de construção, mostrando que para além de um carro desportivo, a Renault também se importa com o conforto a bordo. É certo que alguns plásticos não são de luxo, mas ainda assim a qualidade geral é bastante aceitável.

A nível de preços, não se pode dizer que estes sejam muito simpáticos. A versão a gasolina começa nos 32.980€, enquanto que a versão diesel está disponível a partir dos 36.030€. O melhor é mesmo passar pelo configurador oficial da Renault!

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