Todos os amantes de carros sabem que há duas letras mágicas que tornam os carros da Renault excelentes para conduzir pelas estradas de Portugal. Quando o carimbo Renault Sport aparece, é garantido que estamos na presença de um carro com uma alma diferente do habitual, que vai buscar tudo o que a Renault tem vindo a aprender ao longo dos anos pelas pistas de todo o mundo fora. O Renault Megane GT é um deles, e esta versão é qualquer coisa de espectacular. Mas será que também é um carro agradável de se conduzir no dia a dia? Ou é apenas um desportivo para ser usado ao fim de semana para diversão? Juntem-se a nós ao longo dos vários quilómetros de estrada que fizemos e descubram isso mesmo.
Antes do RS, temos o GT
Até à chegada do Megane RS, já anunciada durante o salão de Frankfurt, os amantes da Renault vão ter que se “contentar” com este excelente Megane GT. Este é, de momento, o modelo mais rápido e excitante da marca francesa a circular nas estradas de Portugal.
Como todos os outros da gama Megane, este também conta com cinco portas e faz-se acompanhar por um conjunto enorme de tecnologia que nos ajuda bastante na condução do dia a dia. Estacionamento automático, prevenção de colisão, modos de condução ajustáveis,HUD Display, enfim … tudo para aumentar o conforto durante a condução.
Para além dos 202cv fornecidos pelo motor a gasolina (ou 165 cv se for o motor diesel) o Megane GT traz um outro truque na manga: quatro rodas direccionais. Felizmente para nós, a Renault meteu-nos ao volante da versão a gasolina.
Quatro rodas direccionais: é mesmo preciso?
É uma pergunta válida de se fazer. O 4Control, nome que a Renault deu ao seu sistema de quatro rodas direccionais, faz com que este Renault seja mais simpático de se conduzir. É um sistema que já existe noutras grandes marcas com desportivos, como é o caso do 911 GT3 e GT3 RS da Porsche. E sim, acabámos de juntar Renault e Porsche no mesmo artigo.
Afinal de contas, este sistema acaba por tornar a condução mais “simpática” quando nos deparamos com ruas mais apertadas, ou quando temos que fazer manobras mais complicadas. Neste caso, a baixas velocidades, o Renault Megane GT orienta as rodas traseiras na direcção oposta facilitando assim as manobras. A velocidades mais altas, funciona exactamente ao contrário, sendo que as rodas traseiras apontam para o mesmo ângulo que as rodas dianteiras, garantindo assim uma maior estabilidade de confiança a fazer curvas mais rápidas.
Para ver se o sistema realmente funciona, nada melhor que usar as estradas portuguesas para testes. E melhor ainda, que tal a estrada que nos leva por dentro da Serra de Sintra, com curvas bem apertadas e também bastante apreciadas pelo pessoal das motas? Assim foi, e só podemos concluir que este sistema funciona realmente. Em curvas rápidas, temos sempre uma direcção bastante firme e um carro com uma estabilidade enorme, garantindo assim total segurança e diversão. Quando as curvas são mais apertadas e consequentemente mais lentas, o comportamento não é tão normal, já que o carro gira abruptamente para o centro, devido às rodas traseiras tomarem uma posição oposta às rodas da frente. Mas isto só significa mais diversão, sendo que quem conduziu em tempos um Renault 5 GT Turbo, tenha dito que o fazia lembrar o mesmo, mas com muito mais estabilidade. Resumindo, um carro agressivo mas sempre sob controlo.
Na verdade, este sistema 4Control acaba por ser um ponto muito importante para este Megane GT: permite que o carro seja mais longo do que nunca, apesar de parecer que tem metade do tamanho real quando avançamos para as curvas.
Curvas rápidas, mas quão rápidas?
Debaixo do capô, está um 4 cilindros com 1600 de cilindrada, que nos dá uma potência de 205cv e um binário máximo de 280Nm. Isto traduz-se em 7,1 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 230km/h. Tudo isto são dados técnicos que são revelados pela marca e que podem ser vistos no seu site oficial.
Mas é na estrada que podemos realmente avaliar este motor da Renault, com o carimbo Renault Sports. E aí, à medida que as 7 velocidades da caixa automática EDC são despachadas, podemos realmente sentir a potência deste motor.
No dia a dia, os consumos serão sempre altos para o que estamos normalmente habituados. Nunca consegui baixar dos 6.5/7L por cada 100km, sendo que as curvas da Serra de Sintra facilmente mandam estes valores para cima dos 10L. Mas compreende-se, porque esta estrada leva a que o modo de condução Sport seja activo, e assim não há milagres (apenas muita diversão).
Há muita potência debaixo do capô e não é difícil colocá-la em acção. Mas quando pomos a caixa em modo manual para dar lugar às patilhas (agarradas à coluna de direcção, como mandam as regras), o melhor é trocar as mudanças cedo, já que perto do limite do redline apenas teremos barulho e pouca potência.
Megane GT: Um carro para o dia a dia?
Apesar de ter o carimbo Renault Sport, este Megane GT quase que tem uma dupla personalidade. Nos modos de condução, se deixarmos estar o modo Neutro definido, estamos na presença de um Megane mais “normal”. A direcção, assume uma sensação mais natural, a suspensão fica menos rígida e o ruído do motor é muito mais natural (ou seja, menos audível). A nível de performance, continuamos a ter os mesmos cavalos debaixo do motor, mas o binário disponível não é tão rapidamente acessível, pelo que ficamos na presença de um carro agradável de ser conduzido no dia a dia, e que nos pode levar de um lado ao outro mais rapidamente, à distância de um simples toque de um botão.
Mas há coisas que não são alteráveis e que o símbolo GT mantém. Os bancos desportivos à frente são impecáveis, com um grande apoio e garantindo um conforto excelente, quer seja para o dia a dia, ou então para as curvas mais apertadas e feitas com o pedal a fundo. Os apontamentos mais desportivos (por exemplo o painel de instrumentos) também não nos deixam esquecer do carro que temos em mãos, mas todo o interior premeia a classe e a qualidade de construção, mostrando que para além de um carro desportivo, a Renault também se importa com o conforto a bordo. É certo que alguns plásticos não são de luxo, mas ainda assim a qualidade geral é bastante aceitável.
A nível de preços, não se pode dizer que estes sejam muito simpáticos. A versão a gasolina começa nos 32.980€, enquanto que a versão diesel está disponível a partir dos 36.030€. O melhor é mesmo passar pelo configurador oficial da Renault!
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