A transformação digital acelerada provocada pela pandemia apahou muitas empresas desprevenidas. Se a aquisição de equipamentos de redes e pools de equipamentos para teletrabalho foi difícil num mercado saturado de procura, a parte mais difícil terá sido o estabelecimento de novos protocolos de segurança e proteção.

Para a nova realidade de regimes de trabalho híbridos e dependência cada vez maior da Internet e comunicações como fundamentais para o sucesso das empresas, a Eurotox publicou um novo livro gratuito sobre cibersegurança.

A Eurotux é uma empresa especializada na implementação de soluções de tecnologias de informação e comunicação à medida das necessidades dos seus clientes e é essa experiência e conhecimento de causa que lhe permitem agora ajudar as empresas a protegerem-se e aos seus clientes.

O eBook está disponível no site da empresa e procura dar resposta às principais preocupações das empresas com trabalho remoto, destacando-se alguns pontos principais:

  1. Software sempre atualizado: o software de proteção só é útil se estiver devidamente atualizado. Instalar os mais recentes patches de segurança nas aplicações ou atualizar os programas antivírus com as últimas assinaturas pode fazer a diferença no combate às ameaças informáticas.
  2. Palavras-passe robustas: uma password deve ser longa e forte, com uma mistura equilibrada de caracteres, números, letras maiúsculas e minúsculas. Deve evitar-se lugares-comuns como o nome dos filhos ou do local de nascimento ou sequencias numéricas fáceis de adivinhar.
  3. Autenticação de dois fatores: o multifactor authentication (MFA) é um método de autenticação no qual o acesso só é garantido com a apresentação de duas ou mais provas (fatores) de que a pessoa que está a aceder é efetivamente quem diz ser. Geralmente, implica que o utilizador introduza a sua palavra-passe e outro método de identificação pessoal, como uma impressão digital ou um cartão.
  4. Phishing e Pretexting: cada vez mais vulgares, estes ataques visam recolher informações pessoais do utilizador. Podem acontecer através de email ou de telefonemas, por exemplo, e implicam muita atenção e cuidado. Pode ver mais detalhes sobre como fazer frente a estes ataques no guia da Eurotux.
  5. Utilização de VPN: Virtual Private Networks (VPNs) são redes privadas que permitem que o colaborador aceda à rede da sua organização a partir de casa, ou qualquer lugar fora do escritório, de forma segura. A utilização destas redes protege o colaborador e a informação e permite uma autenticação via o fator de localização.

António Coutinho, CEO da Eurotux, afirma que «a criação deste eBook de Segurança no Teletrabalho foi pensada aquando se tornaram óbvios os crescentes desafios de cibersegurança que as empresas nacionais começaram a enfrentar no início da pandemia, em 2020. Na altura, quando as organizações tiveram que deslocalizar a sua força de trabalho e espalhá-la geograficamente, toda a gestão das políticas de segurança de equipamentos, pessoas e dados ganhou uma relevância ainda maior. Concebemos este eBook para utilização interna, para os nossos clientes e disponibilizamos agora massivamente a quem o queria descarregar no nosso site».

O eBook gratuito para melhorar a Segurança em Teletrabalho pode ser descarregado em https://eurotux.com/pt-pt/ebook-ciberseguranca/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui