O Xperia Home é dos meus launchers favoritos por ser relativamente fiel às formas mais puras do Android. No entanto, soubemos hoje que o Xperia Home foi colocada em modo de manutenção, na prática dando por encerrado o desenvolvimento deste launcher.

Na prática, isto significa que o Xperia Home passará a receber apenas actualizações de segurança e correções, sem novas versões em passagem a produção.

As motivações parecem ser contabilísticas, com a divisão mobile da Sony a procurar regressar à rentabilidade, servindo o encerramento do Xperia Home como medida de contenção de custos.

Em alternativa, a Sony terá que mobilizar outro launcher. Pessoalmente, tendo em conta as motivações financeiras desta medida, o mais provável é que a Sony adopte o Pixel Launcher, à semelhança do que já fazem outras marcas, integrando depois algumas das suas apps. Espero que este seja o caso, tendo em conta como a vertente multimédia das apps Sony me parece mais satisfatória que a das apps dos Google Play Services.

A medida pode acabar por ser benéfica para a Sony que por um lado corta custos e, por outro, estreita a sua relação com a Google. Estarão abertas as portas para um Android One Xperia?

COMPARTILHAR
Fotografia, tecnologia, ciência: investigar escrever é uma paixão. Nas horas vagas, a caminho do trabalho ou de casa, cada minuto conta para descobrir e divulgar algo novo.

DEIXE UMA RESPOSTA