A marca polaca GOODRAM, o único fabricante de módulos de memória RAM na Europa, lançou hoje os seus primeiros módulos de memória DDR5, concebidos especificamente para os utilizadores da mais recente geração de plataformas que procuram ainda mais velocidade e desempenho. A GOODRAM anunciou também que em breve irá introduzir módulos de memória DDR5 com iluminação RGB através da sua submarca de gaming IRDM.

Os utilizadores que quiserem equipar os seus computadores com os mais recentes módulos de memória da GOODRAM podem escolher entre duas versões: U-DIMM e SO-DIMM, com frequências de 4800 e 5200 MHz e latências de CL40 e CL42 respetivamente, ambas com 16 GB de capacidade por módulo.

“A memória DDR5 representa um enorme salto tecnológico comparada com gerações passadas. O resultado é um desempenho sem precedentes. Os utilizadores de plataformas que suportam esta nova memória irão certamente sentir a diferença – a memória DDR5 tem 50% mais largura de banda do que a quarta geração e duplica o número de bancos. A estabilidade a uma velocidade tão alta é garantida pelo PMIC (circuito integrado de gestão de energia). Os novos módulos oferecem velocidades e eficiência incríveis, com estabilidade e consumo energético. A memória DDR5 consome até 30% menos energia do que a DDR4; isto é uma grande vantagem, especialmente para utilizadores de portáteis que dão especial importância à autonomia” disse Wiesław Wilk, presidente da Wilk Elektronik, empresa-mãe da GOODRAM.

O benefício mais notável da memória DDR5 para os utilizadores é o maior desempenho de sistema. Navegar na Internet com um grande número de separadores abertos ou alternar entre várias aplicações sem as fechar tornam-se atividades muito mais fáceis de realizar com esta nova geração de memória. Tarefas mais pesadas como edição de ficheiros de vídeo 8K também são aceleradas.

A memória DDR5 é a resposta direta à crescente procura no mercado por componentes de computador mais eficientes. As vantagens de usar estes novos módulos são especialmente óbvias a altas velocidades, onde fornecem o máximo desempenho sem emitir demasiado calor para os restantes componentes ou afetar muito a autonomia de um portátil.

Alto desempenho, baixo consumo energético e estabilidade perfeita: só é possível alcançar estas características simultaneamente em módulos DDR5 bem implementados, como os da GOODRAM. As tecnologias que possibilitam esta evolução geracional incluem ECC on-die, que elimina erros ao nível do bit no módulo para a maior fiabilidade possível, um PMIC, que permite afinar cada módulo em termos de gestão de energia, e um hub SPD com sensor de temperatura integrado, que comunica através da interface I3C e expande a funcionalidade de configuração, overclocking e perfis XMP/EXPO do circuito integrado SPD das gerações passadas.

Preço e disponibilidade

Os novos módulos de memória DDR5 da GOODRAM estarão disponíveis em Portugal brevemente, com preços a anunciar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here