Na discussão sobre semi-condutores, a Samsung é geralmente a marca mais falada, mas a SK Hynix é a sua concorrente mais directa e fornece componentes para diversas OEM importantes. A marca conseguiu agora de facto um grande salto em frente ao produzir o primeiro módulo de 16GB de DRAM DDR5, sendo este também o primeiro módulo compatível com o padrão JEDEC.

Actualmente, os dispositivos mais modernos recorrem a módulos DDR4, com as memórias DDR4X a serem neste momento o expoente máximo deste padrão, enquanto a RAM DDR3 continua em ampla utilização.

Mas a RAM DDR5 é obviamente o próximo passo evolutivo e a Hynix indica que o seu chip é capaz de transferências de dados a 5200Mbps, quase o dobro do possível com o padrão DDR4, enquanto corta o consumo energético em 30% (1.1 Volts), aproveitando-se de um processo de fabrico mais evoluído em litografia de 10nm. Para termos uma perspectiva do avanço, a taxa de transferência base deste módulo é equivalente ao que é actualmente possível obter com chips DDR4 overclocked.

A produção em série, no entanto, deverá começar somente em 2020, com versões também de 8GB e 32GB com rácios de transferência entre 3200 MT/s e 6400 MT/s.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here