Se são nossos leitores e designers ou artistas gráficos, então a nossa menção da workstation HP ZBook x2 não vos passou despercebida. Lançada durante a conferência Adobe Max, a HP Zbook x2 será das workstations portáteis mais refinadas que qualquer produtor de conteúdos alguma vez conseguiu comprar. Não será um produto de apelo para massas, é certo, mas quem quer produzir artisticamente em qualquer lado vai ver este equipamento como um sonho. Não exagero quando digo que consigo pensar em dezenas de concertos onde ter um equipamento deste género me teria permitido publicar fotografias editadas e refinadas ainda sem sair do recinto. E muitos fotógrafos que andam com portáteis pesados às costas pensam o mesmo.

Bom, agora temos algo concreto e, segundo a HP, a HP Zbook x2 chegará à Europa em Dezembro por um preço a começar nos 1.949 Euros.

Não se assustem com o preço. Este dispositivo é para quem tem o talento para produzir bem mais do que esse valor em volume de negócios com fotografia ou ilustração e vídeo. É para isso que inclui um ecrã de 14 polegadas UHD, com opção para um DreamColor calibrado e com 100% do Adobe RGB. O ecrã é igualmente anti-reflexo e recebeu tratamento químico para ser mais suave que um típico ecrã brilhante. Via Thunderbolt 3 é possível transmitir a imagem para dois monitores 4K externos.

Para o design mais refinado, o HP ZBook x2 oferece 4,096 níveis de sensibilidade à pressão, com capacidades de inclinação multidirecional e inclui um apagador dedicado. Ao longo do ecrã encontramos ainda teclas físicas que podem servir de shortcuts para os principais comandos utilizados nos nossos programas de edição de imagem e vídeo.

Ao contrário do que eu tinha anteriormente declarado, o Zbook x2 não se fica 256GB de armazenamento interno, mas disponibiliza até 2TB PCIe HP Z Turbo Drive que é até 6X mais rápido do que um SATA SSD tradicional. Do lado do processamento, processadores quad-core Intel Core i7 e até 32GB de RAM, com gráficas NVIDA Quadro são predicados que colocam este destacável ao nível de muitos computadores profissionais.

Finalmente, convém não esquecer que este dispositivo é igualmente feito para ser extremamente portável e por isso é fabricado em magnésio para se manter em 2,2Kg com teclado já incluído, e a bateria pode durar até 10 horas, o que é verdadeiramente impressionante num equipamento feito para uma utilização tão intensa.

Tudo somado, é interessante ver a HP a desenvolver um dispositivo tão dedicado e específico para um segmento profissional bastante especializado e com necessidades específicas. Se tiverem onde usar este equipamento, ele tem certamente muito para dar.

DEIXE UMA RESPOSTA