Estamos a cerca de três semanas do lançamento do Huawei Mate 20 Pro em Londres, e este deverá ser o smartphone a observar por quem quer um equipamento com verdadeira inovação em 2018. A tarefa da Huawei foi em boa medida facilitada por um lançamento pouco excitante e sem grandes novidades por parte da Apple. A porta está então aberta para o Huawei Mate 20 ser a jóia da coroa daqueles que procuram inovação no mobile.
A era da inteligência artificial
Em boa verdade, foi com o Huawei Mate 10 e o seu Kirin 970 que a Huawei iniciou uma corrida desenfreada à inteligência artificial, incluindo nesse processador uma NPU exclusivamente para tarefas de inteligência artificial.
Mas o Kirin 980 é toda uma geração à frente, adoptando uma nova arquitectura de 7nm que o torna mais potente, mais eficiente, e ainda mais inteligente graças a uma Dual NPU, capaz de analisar agora 4,500 imagens por segundo – o dobro do Kirin 970 – e de analisar streaming de vídeo frame a frame, com cada núcleo da NPU a analisar uma frame. Tudo isto com uma maior eficiência energética, que permitirá ao Kirin 980 fazer mais com menor desgaste da bateria.
NM Card
O Huawei Mate 20 Pro será potencialmente lançado com um novo produto da Huawei, o pouco conhecido NM Card. Trata-se de um cartão algo semelhante ao microSD, com velocidades de transferência de 90MB/s, o que permite ao NM Card a gravação de vídeo 4K. O cartão tem um formato diferente daquele de um cartão de memória clássico e parece mais perto de um nanoSIM.
Três câmaras, novo modo subaquático
É neste momento um dado adquirido que o Huawei Mate 20 Pro terá pelo menos uma versão com três câmaras num módulo quadrado, vistas pela primeira vez em imagens de um protótipo durante a IFA 2018. As câmaras serão acompanhadas do branding Leica, mas a mais recente informação aponta para um modo subaquático que permitirá capturar imagens debaixo da água, obviamente.
Esta possibilidade é indiciada num vídeo que chegou à Internet, com imagens subaquáticas.
https://youtu.be/YKFUVVuZISg
Não podemos ir tão longe quanto gostaríamos, pensando que o Mate 20 Pro poderá tirar fotografias debaixo de água sem qualquer protecção. O Mate 20 Pro será certamente acondicionado num protector plástico, com o modo subaquático e a câmara controlada via teclas físicas. Irá competir ao software garantir que a câmara funciona adequadamente debaixo de água e que as fotografias ficam com qualidade elevada.
Um design sem imitações
Ou quase. É certo que o Huawei Mate 20 terá um notch semelhante ao do iPhone X, potencialmente incorporando um sistema de reconhecimento facial, e terá também laterais curvas no ecrã, de modo não muito diferente dos Samsung Galaxy S, mas a face traseira será certamente reconhecível e inconfundível, com o seu módulo de câmaras quadrado que invoca de algum modo a geração mais recente de veículos Porsche como o Panamera ou o Cayenne.
Razões para ficarmos excitados
O Huawei Mate 20 Pro incluirá igualmente carregamento wireless, via o novo carregador wireless da Huawei com tecnologia Qi, mas acima de tudo será um dispositivo muito completo ao qual pouco ou nada faltará. É bom ver que, mesmo com a tarefa facilitada, a Huawei não se desleixou e prepara um equipamento muito interessante. Embora já muito se saiba sobre este dispositivo, só em Londres saberemos a totalidade dos segredos que ainda esconde.
Até lá, podem deitar a vista ao Huawei Mate 20 Lite, um dos melhores equipamentos de gama média que já testamos.