As capacidades da inteligência artificial crescem todos os dias e a Sony acaba de revelar o seu piloto virtual Gran Turismo Sophy (GT Sophy), uma colaboração entre Sony AI, Polyphony Digital Inc. (PDI) e Sony Interactive Entertainment (SIE). Treinado através do recurso a uma inovadora plataforma de aprendizagem por reforço profundo, o piloto virtual GT Sophy deu provas de conseguir resolver os grandes desafios da condução desportiva, batendo os melhores competidores de Gran Turismo em corridas cronometradas e mesmo numa FIA-Certified Gran Turismo Championship.

O treinamento da GT Sophy incidiu fundamentalmente em três pontos principais:

  1. Controlo do carro de corrida: Conhecimento profundo da dinâmica do automóvel, linhas de corrida e manobras de precisão, para conquistar as pistas mais desafiantes.
  2. Táticas de corrida: Competências ao nível da tomada de decisões numa fração de segundo, em resposta a situações de evolução rápida na corrida. A GT Sophy demonstrou o domínio de várias táticas, incluindo a ultrapassagem por fluxo de arrasto, ultrapassagens cruzadas e até algumas manobras defensivas como o bloqueio.
  3. Etiqueta de corrida: Essencial para o fair play, a GT Sophy teve de cumprir as regras de desportivismo extremamente aperfeiçoadas, mas imprecisamente especificadas, incluindo evitar as colisões faltosas e respeitar as trajetórias dos adversários.

“Foi muito emocionante ver a técnica de corrida da GT Sophy. Foi uma grande fonte de inspiração.”

Emily Jones, Finalista Mundial do FIA Gran Turismo Championships 2020

A GT Sophy foi testada primeiro contra quatro dos melhores pilotos de Gran Turismo do mundo, em dois eventos do Desafio Race Together 2021, que se realizaram a 2 de julho e 21 de outubro de 2021. Após algumas melhorias efetuadas à agente com base nos resultados da primeira corrida, a GT Sophy superou os melhores pilotos humanos de GT nas corridas cronometradas e numa corrida do FIA-Certified Gran Turismo Championship, no segundo evento em outubro.

A Sony estuda agora a integração da GT Sophy nas futuras iterações do Gran Turismo, o que significará um enorme crescimento do potencial competitivo do jogo, nos momentos em que os jogadores humanos podem enfrentar uma inteligência artificial, astuta e desafiante.

“Esqueci-me completamente de que estava a jogar contra a IA. Foi mesmo divertido. Quero competir novamente contra a agente no futuro.”

Takuma Miyazono, Vencedor do FIA Gran Turismo Championships 2020

“A investigação da IA é uma ótima oportunidade para pensarmos verdadeiramente sobre o que significa ser-se humano e como a tecnologia e a sociedade podem melhor coexistir”, afirmou Kazunori Yamauchi, CEO da Polyphony Digital. “Desde o seu primeiro lançamento em 1997, a série Gran Turismo tem continuado a superar os limites do jogo e da inovação através da curiosidade pela tecnologia. A Gran Turismo Sophy é mais uma demonstração desta filosofia e acredito que este conceito de IA contribuirá para o futuro dos jogos e dos automóveis.”

“A Gran Turismo Sophy representa um desenvolvimento significativo na IA, cujo objetivo não é apenas ser melhor do que os jogadores humanos, mas também proporcionar-lhes um adversário estimulante que consegue acelerar e elevar as técnicas e criatividade dos jogadores a um nível superior”, afirmou Hiroaki Kitano, CEO da Sony AI. “Além de contribuir para a comunidade dos jogos, acreditamos que este avanço oferece novas oportunidades em áreas como a corrida autónoma, a condução autónoma, o controlo e a robótica de alta velocidade.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui