A LG anunciou hoje oficialmente o seu novo LG Q7, mostrando uma aposta séria nas características premium em smartphones de gama média, incluindo ecrãs 18:9 FHD+, QLens, e áudio DTS:X. Mas, além do LG Q7, a LG anunciou igualmente os LG Q7+ e o LG Q7 Alpha.
O áudio, de facto, é geralmente menosprezado nos segmentos de preço mais baixos e a presença do DTS:X significa para os amantes de música o acesso a um som melhorado e capaz de oferecer uma experiência virtual 3D com 7.1 canais, via auscultadores. Mas, além do LG Q7, a LG declinará igualmente o LG Q7 Plus que será equipado com um Quad DAC para qualidade de som ainda mais aprimorada.
Em termos de design, o LG Q7 apresenta um ecrã FHD+ de 5.5 polegadas, com um design de rebordos arredondados, enquanto o painel traseiro é de metal,mas aqui o destaque é para a protecção IP68 contra entrada de água e poeira. Mais uma vez, esta é uma característica que costumamos encontrar mais nas gamas superiores e menos na gama média ou baixa, pelo que a sua inclusão é um dos grandes destaques do LG Q7. E ainda acrescentamos a certificação MIL-STD 810G.
A grande incógnita dos três LG, no entanto, é mesmo o processador. Se a LG revela 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno para o LG Q7, e 4GB+64GB para o LG Q7+, em nenhum dos casos sabemos qual é o processador. Sabemos – isso sim – que se trata de um octa-core com velocidades entre 1.5GHz e 1.8Ghz, o que está consistente com a utilização esperada do MediaTek Helio P10 MT6755M, um chip convincente, mas já algo antigo. No entanto, isto será mera coincidência: ao declarar que os LG Q7 possuem Fast Charge para carregamento da bateria de 3000mAh, a LG aponta claramente para a presença de um processador Snapdragon a bordo e a aposta lógica será no Snapdragon 450.
Chegados ao departamento das câmaras, os LG Q7 parecem ter características dependentes do mercado, com o LG Q7 Alpha a oferecer uma câmara principal de 5MP, tal como os restantes dois integrantes da família, mas que poderão também oferecer 8MP. Depois, na frente, enquanto o LG Q7 e o LG Q7 Alpha chegam com uma câmara de 13MP, o LG Q7 Plus sobe a parada para os 16MP.
Implementação interessante é o QLens, uma implementação de inteligência artificial e até agora disponível apenas nos topos de gama, que permite reconhecimento de imagens e objectos, com o que os utilizadores podem – por exemplo – encontrar mais depressa um artigo online para o adquirirem, reconhecer um local para visitar futuramente.
Características principais:
- Processador: 1.5 GHz Octa-Core ou 1.8GHz Octa-Core
- Display: 5.5-inch 18:9 FHD+ FullVision Display (2160 x 1080 / 442ppi)
- Memória:
– Q7+: 4GB RAM / 64GB ROM / microSD (Até 2TB)
– Q7: 3GB RAM / 32GB ROM / microSD (Até 2TB)
– Q7α: 3GB RAM / 32GB ROM / microSD (Até 2TB) - Câmara:
– Q7+ : Principal 16MP com PDAF / Frontal 8MP ou 5MP (Super Grande Angular na 5MP)
– Q7 : Principal 13MP com PDAF / Frontal 8MP ou 5MP (Super Grande Angular na 5MP)
– Q7α : Principal 13MP com PDAF / Frente 5MP (Super grande Angular) - Bateria: 3,000mAh
- OS: Android 8.0 Oreo
- Dimensões: 143.8 x 69.3 x 8.4mm
- Peso: 145g
- Network: LTE / 3G / 2G
- Conectividade: Wi-Fi 802.11 b, g, n / Bluetooth 4.2 BLE / NFC / USB Type-C 2.0
- Cores:
– Q7+: Aurora Black / Moroccan Blue / Lavender Violet
– Q7: Aurora Black / Moroccan Blue / Lavender Violet
– Q7α: Moroccan Blue - Outros: Leitor biométrico / QLens / Hi-Fi Quad DAC (Q7+) / DTS:X 3D Surround Sound / IP68 / Google Assistant / Reconhecimento Facial / Smart Rear Key / Carregamento rápido / Certificação MIL-STD 810G / Portrait Mode / Flash Jump Cut / Music Flash / Timer Helper / FM Radio
O ano passado, o LG Q7 foi um equipamento muito interessante, com o seu ecrã 18:9 que se destacava da concorrência, a boa câmara e um processador razoável. No entanto, o preço era pouco atraente para um equipamento sem leitor de impressões digitais ou outras características de destaque. Este ano a LG altera o seu rumo por completo e oferece verdadeiros gama média com algumas características únicas, como o Quad DAC e a construção com certificação militar e IP68.
Não podemos negar que se tratam de predicados muito interessantes, mas falta ainda saber o preço que será, em última instância, a chave do sucesso destes LG.