Depois dos bem sucedidos testes de inverno, a Mercedes-benz trouxe o Mercedes EQC até à Península Ibérica. O objectivo é claro: depois de sucesso no frio, há que testar com calor. E para isso, nada melhor do que ir até ao interior de Espanha, onde as temperaturas podem atingir os 50ºC nos dias mais quentes de Verão. Durante estes testes, a Mercedes deverá dar especial atenção aos elementos que são realmente críticos num carro eléctrico: sistema de carregamento, arrefecimento de baterias, ar condicionado, cadeia cinemática e unidades de controlo. Claro que os habituais pontos que tornam a Mercedes uma das marcas premium também não serão deixados de lado: dinâmica e conforto de condução.

Baterias e temperatura: temperaturas altas é mau, mas baixas também

Para quem já teve oportunidade de conduzir um carro eléctrico, sabe perfeitamente que o factor temperatura é determinante para a saúde / capacidade das baterias. Se a temperatura está muito baixa, a bateria tende a perder autonomia, mas se a temperatura estiver muito alta, acaba por danificar a mesma. É por isso que um dos grandes desafios das marcas automóveis, tem vindo a ser o sistema de gestão de temperatura das baterias, sendo que alguns modelos têm mesmo vindo a sofrer algumas criticas por parte dos utilizadores, devido ao facto de falharem nesta gestão.

Ora, para não ter problemas nesse aspecto, a Mercedes tem vindo a sujeitar o Mercedes EQC a inúmeros testes nos ambientes mais extremos. Se primeiro foi no Inverno com temperaturas muito baixas, agora é no Verão e em Espanha que o EQC será testado. O sistema de arrefecimento de bateria terá que suportar as elevadas temperaturas, sendo que também os dados de capacidade de bateria e a carga da mesma serão analisados pela marca alemã.

Os testes de descarga também irão ocorrer, naturalmente, com vários quilómetros feitos em estrada. Deverá ser nestes momentos que o sistema de ar condicionado também deverá ser posto à prova, dado que é um aspecto muito importante para o conforto a bordo. Mas também será antes mesmo de se fazer à estrada que o ar condicionado poderá começar a ser testado, especialmente o sistema de pré-arrefecimento.

Electrónica e pó: dois elementos que não ligam bem

Componentes eléctricos e pó são dois elementos que normalmente não se dão bem. É por isso que é muito importante um bom isolamento de todos os componentes, e os terrenos secos de Espanha (e consequentemente poeirentos), serão um bom teste. Aqui a Mercedes poderá perceber onde é que o Mercedes EQC irá acumular quantidades de pó criticas, e assim testar o correcto isolamento dos vários componentes.

O que é certo é que a Mercedes está disposta a submeter o seu veículo eléctrico ao maior número de testes possível, de forma a que este modelo chegue ao mercado na melhor forma possível.

Mas é bom que a Mercedes se despache nestes processos e os cumpra com a maior perfeição possível, já que parece que vai chegar ao mundo dos eléctricos. A menor falha depois de estar no mercado, poderá provocar bastantes danos no mundo Mercedes, já que são muitas as críticas que são feitas ao atraso da marca germânica.

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