Reparem: não importa muito que o júri ainda não se tenha decidido quanto à real utilidade dos smartphones de gaming face aos smartphones normais. A verdade é que estes equipamentos especializados estão em voga, com cada vez mais opções, o que é dizer com cada vez mais opções caras, já que os smartphones de gaming vão sempre pelo melhor hardware possível. A Microsoft quer ir por um caminho algo diferente, incorporando comandos físicos facilmente adaptáveis a qualquer smartphone, via adaptação dos comandos da Xbox.

A verdade é que os comandos touch no ecrã não são sempre a melhor opção para os jogadores em jogos que requerem maior destreza e reacção, pelo que a Microsoft fundamentalmente dividiu o comando de um Xbox em dois comandos menores que podem ser acoplados a um smartphone e que possuem os comandos algo mais próximos uns dos outros, para maior portabilidade.

Os protótipos da Microsoft são certamente relevantes com a ascensão do gaming mobile e da competitividade entre jogadores em jogos como a versão mobile do PUBG, notória por não ser tão jogável em mobile, ao ponto de existir quem as emule num computador para obter vantagem. Ao mesmo tempo, os comandos podem ser interessantes num futuro em que possamos jogar Xbox via streaming.

Estes protótipos – interessantes que sejam – têm ainda assim um grande problema em termos de conexões físicas: os rebordos do ecrã. Os protótipos mostrados remontam a 2014, foram assim feitos numa altura em que os smartphones tinham ecrãs com rebordos espessos. Na actualidade dos smartphones com rebordos mínimos, os encaixes mostrados pela Microsoft iriam omitir uma boa porção do ecrã activo, o que não é de todo aconselhável. Com 4 anos entre nós e esta pesquisa, não sabemos sequer se a ideia teve pés para andar dentro da Microsoft.

Quem quer jogar com controles físicos pode sempre encontrar diversas opções actualmente no mercado, e podem sempre dar uma vista de olhos no BlackBerry KEYone, que tem o seu potencial para correr emuladores.

O BlackBerry KEYone é o smartphone perfeito para fãs de emuladores

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here