Lembram-se do notch do iPhone X? Será talvez o mais odiado apontamento de design do ano, mas vamos rapidamente ter que nos habituar a ele à medida que mais marcas adoptam esta solução. A próxima será a Motorola, com o futuro Moto X5, se acreditarmos nestes renders.

Se bem se lembram, em Agosto passado, a Motorola lançou o Moto X4, que se tornou o primeiro Motorola com protecção IP68, introduziu capacidade de streaming de áudio para até quatro equipamentos em simultâneo. Mais tarde, tornar-se-ia um integrante da Google Fi e Android One. Não demorou muito até Evan Blass dar a existência do X5 como certa e podemos estar a vê-lo pela primeira vez.

Amem o noooootch!

A linhagem do X4 está muito claramente visível nesta imagem do Moto X5 por nós reproduzida, mas as mudanças são enormes quando olhamos para o ecrã: a Motorola chama-lhe borderless, ou sem rebordos, e observamos que as laterais são praticamente desprovidas de rebordos, enquanto base e topo os apresentam muito reduzidos.

No entanto, o Moto X5 deverá contar com câmaras duplas à frente e atrás, pelo que um look verdadeiramente borderless não seria possível. Aqui entra claramente o notch.

Observamos que as câmaras e o altifalante estão integradas num entalhe que se projecta sobre o ecrã e mostra espaços de notificações de ambos os lados. Eu sei que o entalhe não é consensual, mas não me importei com o entalhe no LG V10, com o seu ecrã secundário, e não me importo com ele aqui. Efectivamente, é uma solução inteligente que permite aumentar a área útil do ecrã sem comprometer funcionalidades.

Se eu tivesse de adivinhar, diria que este ecrã terá uma proporção útil de 18:9.

Interessante, mas misterioso

Bom, o X5 é ainda um mistério quanto a especificações. O site Droid-Life está a veicular que o ecrã será de 5.99 polegadas, mas não adianta mais dados técnicos. Eu arriscaria o seguinte: o equipamento deverá substituir o Snapdragon 630 pelo 660, embora possa antes optar pelo novo 636. É difícil, nesta fase, perceber até onde a Moto poderá ir quanto às capacidades do futuro Moto X5.

O design é, para já, o máximo que podemos vislumbrar e, voltando a este ponto, o design é obviamente reminiscente dos traços principais da Motorola, e notamos que o leitor biométrico desapareceu da base do ecrã. Não quero excluir um leitor sob o ecrã, mas é mais provável que este tenha sido relocalizado para a face posterior. Aí, o módulo fotográfico circular continua a tradição estilística da Motorola.

No geral, o design é credível, moderno, esbelto e, com muita certeza, atraente. Depois de diversos equipamentos bem sucedidos ao longo de 2017, é bom ver que a Motorola não perdeu tempo e começou a adoptar abordagens mais vanguardistas quando a proporções de ecrã e dimensões dos rebordos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui