O Nokia 8110 (2018) é mais um feature phone lançado pela HMD Global no início do ano como parte de uma estratégia que recupera alguns dos modelos mais míticos da marca Nokia. Uma característica deste novo equipamento é que chega com o sistema operativo KaiOS, ao qual a Google passará a disponibilizar algumas das suas principais apps, incluindo Assistente Google e Mapas.

O KaiOS encontra-se em expansão no segmento dos feature phones ao oferecer capacidade 4G LTE, loja de apps e ainda actualizações OTA. Um sucessor directo do Firefox OS, o KaiOS acaba de receber um investimento de $22 milhões de Dólares por parte da Google, e em troca Mountain View colocará nos feature phones apps como o Assistente Google, Mapas, YouTube e Google Search.

Com um mercado ainda capaz de acolher milhões de unidades, os feature phones costumam ser equipamentos bastante limitados, mas o sistema operativo KaiOS veio mudar isso, trazendo consigo Wi-Fi e 4G LTE para estes telemóveis sem ecrã táctil, ao mesmo tempo que promete maior eficiência energética. Como o sistema operativo é baseado no HTML5, inúmeras apps populares como o Facebook, Twitter ou WhatsApp já existem no ecossistema e a entrada da Google dará ao sistema operativo um boost apreciável, mas também aos próprios feature phone, que deixam de ter uma interface exclusivamente via teclas físicas, e passam a incluir inteligência artificial activada por voz, porquanto tenham ligação de dados.

Se bem que o Nokia 8110 4G possa ser um dos contemplados com estas novidades, a TCL também sendo parceira nesta aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui