Se a segurança do vosso smartphone é importante e as atualizações a horas são imprescindíveis, já devem ter reparado na postura a este respeito da HMD Global e da Nokia. Para quem ainda tinha dúvidas, a Counterpoint confirma: a Nokia é a melhor marca em termos de atualizações e segurança.

Renascida em 2016 nos smartphones pela HMD Global, a Nokia tem feito das atualizações regulares o centro do seu modelo de negócio. Desde a segunda geração de equipamentos Nokia que os equipamentos fazem parte do programa Android One por regra e, recentemente, diversos equipamentos da 1ª geração receberam uma extensão por um ano das atualizações de segurança, tornando-os equivalentes a Android One.

Esta postura é diametralmente oposta a muitas marcas que ainda insistem em disparar dispositivos para o mercado sem atualizações atempadas. Graças a isto, 96% dos dispositivos Nokia vendidos desde a segunda metade de 2018 já correm o mais recente Android Pie. Samsung, Xiaomi e Huawei seguem-se com quotas de 89%, 84% e 82% para o Android Pie, a uma longa distância dos tímidos 42% da Lenovo e dos 35% da Oppo.

Não se trata apenas de quota para cada versão do Android: a HMD Global é também a mais rápida a atualizar os seus smartphones para as mais recentes versões dos sistemas operativos, iniciando a sua liderança logo no primeiro mês, e não parando de liderar daí em frente. Lenovo e Xiaomi seguem-se, como as marcas mais capazes de mostrar números de atualizações verdadeiramente comparáveis.

Fora as atualizações para os mais recentes sistemas operativos, a Nokia também lidera indiscutivelmente nas atualizações de segurança. Embora o hardware seja o principal ponto de venda em muitas ocasiões, e as marcas destacam cada detalhe “vendável” possível. Depois do dispositivo vendido, no entanto, estes tendem a ser algo esquecidos. Isto coloca o dispositivo em maior perigo de vulnerabilidades e atrás de outros em termos de funcionalidades novas.

As atualizações de sistema operativo têm o potencial para aumentar a vida útil de um dispositivo, graças às optimizações que trazem consigo em termos de gestão de memória ou bateria. A HMD Global é um exemplo vivo desta realidade: recentemente a marca desistiu do software de gestão de bateria da Evenwell, considerado responsável por demasiada agressividade no encerramento de aplicações em segundo plano. Tal só foi possível graças à atualização para o Android Pie com bateria adaptativa. Ao mesmo tempo, a marca começará a enviar o Android 10 ainda em 2019 para diversos dispositivos.

Os dispositivos da Nokia interessam-vos? A marca irá apresentar diversos equipamentos novos na IFA de Berlim que se realiza no início de Setembro, por isso mantenham-se atentos às nossas páginas. Entre os dispositivos esperados encontram-se os Nokia 7.2, Nokia 6.2 e Nokia 8.2, além do Nokia 9.1 PureView.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui