Se sempre foram contra o notch e de algum modo louvaram as marcas que não aderiram a essa moda, então hoje é um dia marcante: o Nokia X6 foi oficializado na China com o notch, marcando o final de uma era em que a Nokia se mantinha impoluta neste campo. Salvaguardemos que com um Snapragon 636 e câmaras duplas, o Nokia X6 é um dispositivo bastante interessante, não fosse por esse pormenor, o notch.
Se bem que sabíamos que ele estava a caminho, a oficialização do Nokia X6 marca uma alteração na postura da Nokia e devo confessar que se trata fundamentalmente de uma alteração do foro estético. A motivação para o Nokia X6, em termos de especificações de hardware é difícil de abarcar, excepto pela presença do notch cuja existência não é justificável que não pela tendência.
Não obstante, o design do Nokia X6 inclui alguns dos melhores apontamentos da Nokia, com uma moldura em metal e painel traseiro em vidro, dominado pelo módulo alongado da câmara dupla com o leitor biométrico logo abaixo e o nome Nokia inscrito numa continuidade muito interessante.
O ecrã final é, assim, uma unidade de 5.8 polegadas FHD+ com rácio de 19:9. Entretanto, o restante hardware é de facto bastante interessante, com um Snapdragon 636 a bordo, munido de 4 ou 6GB de RAM e 32GB ou 64GB de armazenamento interno expansível.
Onde a marca não aderiu a modas foi nas câmaras: a câmara principal de 16MP apresenta uma abertura de f/2.0 e encontra-se emparelhada com uma câmara de 5MP e abertura f/2.2. Uma terceira câmara de 16MP com abertura f/2.2 encontra-se na frente para a captura das selfies. “Tipicamente” Nokia, as câmaras incluem a implementação Bothie e inteligência artificial para optimização de parâmetros fotográficos como retratos, reconhecimento facial ou cor.
Em consonância com as tendências actuais, o reconhecimento facial para desbloqueio encontra-se implementado, mas tudo indica que se trata da implementação da Google, sem tecnologia própria da Nokia. Entretanto, uma bateria de 3060mAh conferirá uma autonomia interessante ao equipamento, enquanto o Android Oreo 8.1 mantém o compromisso da Nokia com software recente nos seus dispositivos.
E o gaming, pá?
Anteriormente, a máquina de rumores da Internet apontava para o Nokia X6 possuir implementações de gaming. Não sendo o Snapdragon 636 um chip com conotações gaming, estas implementações eram misteriosas.
Bom, e aparentemente não são particularmente avançadas. O sistema irá permitir activar o Do Not Disturb durante os jogos. Pelo menos, este foi o único factor destacado.
Preço e disponibilidade
Os preços são grandes argumentos no Nokia X6, com a versão de 4GB de RAM e 32GB de armazenamento interno a começar perto dos €200, indo para perto dos €250 para a versão com 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno.
A grande dúvida do momento é se o equipamento será disponibilizado (e quando), fora do mercado Chinês. Esperemos que sim, por isso fiquem atentos às nossas páginas.