Depois da Samsung popularizar o ecrã “edge”, muitas marcas adoptaram os ecrãs curvos na lateral, e a Sony chegou certamente tarde a este comboio, mas quando finalmente adoptou um OLED flexível para a sua gama alta, não só escolheu um painel de elevada qualidade, como pensou ao detalhe as suas funcionalidades. Por isso, se ainda não se apercebeu que o ecrã do Sony Xperia XZ3 não é simplesmente curvo, mas tem alguns truques na manga, fique a conhecer o Side Sense!

Muitos smartphones têm ecrãs curvos, mas servem as curvas para alguma coisa? Na esmagadora maioria dos casos, não servem para absolutamente nada. Isso muda com o Side Sense do Sony Xperia XZ3 que permite uma interacção mais intuitiva com o terminal, principalmente no caso de utilização com uma só mão, onde diversas interacções ficam ao alcance do polegar.

O Side Sense localiza-se nas laterais do ecrã e embora os diagramas da Sony pareçam indicar sensores a toda a altura do terminal, parece-me que o sensor dá os melhores resultados com toques até à altura da tecla de bloqueio. Para o activarmos temos de ir às Definições – Ecrã – Avançadas, sendo possível activar o Side Sense num dos lados ou em ambos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para evitar falsos positivos, o Side Sense pode ser configurado quanto ao seu nível de sensibilidade. Mais crucialmente, é-nos permitido configurar quais as apps a que queremos aceder via Side Sense, poupando toques à procura das apps mais frequentes e também podemos determinar que um swipe ao longo das laterais permite navegar para o ecrã/menu/página anteriores. Seria, ainda assim, ideal que a Sony permitisse navegar em ambas as direcções conforme o gesto fosse de baixo para cima ou vice-versa.

Uma utilidade extra do Side Sense é permitir ao utilizador rapidamente invocar as notificações, por exemplo.

Experiência de utilização

Apesar de alguma imprensa especializada ter mencionado um carácter algo errático para o Side Sense, essa não foi a minha experiência ao longo do meu curto tempo com o Xperia XZ3. O Side Sense activa-se facilmente com um duplo toque na zona lateral e a Sony permite-nos deslocar o menu lateral mais para cima, ou para baixo, de modo a termos os atalhos mais perto do nosso polegar.

Para utilizarmos o telemóvel com uma só mão, a activação do Side Sense é particularmente útil, já que garante o acesso a definições rápidas com gestos menos amplos e, por isso, mais confortáveis e rápidos. Não é perfeito, no sentido em que demoramos algum tempo a perceber os seus pontos de toque mais eficientes, mas é sem dúvida uma excelente ideia que foge aos clichés de ecrãs curvos apenas por questões estilísticas sem utilidade prática.

O que está à espera para experimentar o Side Sense?

Onde a Sony acertou em cheio no design do Xperia XZ3

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here