O seu smartphone tem duas câmaras principais? Pode sentir-se orgulhoso, mas só por um momento, já que em breve haverá quem olhe para si com desdém. Serão os utilizadores do Oukitel U22, o primeiro smartphone do mundo com quatro câmaras fotográficas.

Infelizmente – ou não – estamos a falar de duas câmaras frontais e duas câmaras principais. Dizemos infelizmente porque no diálogo que opõe os que preferem câmaras RGB+monocromática aos que preferem duas câmaras a cores, sendo uma grande angular, a solução ideal seria mesmo ter as duas soluções disponíveis.

Bom, mas não ainda. A ideia da Oukitel é que se o efeito bokeh – o desfoque do plano de fundo – é tão atraente para retratos, então porque não colocar essa possibilidade na mesa dos adeptos dos selfies? Certamente significaria não termos de pedir a alguém para nos tirar uma foto.

A opção por duas câmaras não é apenas uma moda. Com a posição relativa de ambos os sensores, podemos obter melhor informação de profundidade e cruzar os dados. Esta é mesmo a opção tecnicamente mais desejável, pois a profundidade de campo – podemos pensar na distância dentro da qual os objectos estão focados – depende do tamanho do sensor: quanto maior o sensor, menor a profundidade deste campo.

Ora os sensores de smartphone são tão pequenos que, mesmo com uma grande abertura, os objectos atrás de nós nunca ficam tão difusos e elegantes quanto com uma câmara profissional. É necessário então acrescentar o sensor extra para ganhar algo em bokeh.

Para tal, o Oukitel U22 irá dispor de uma câmara de 5MP interpolada para 8MP, combinada com uma de 2MP para o bokeh. A interpolação é um fenómeno normal na Oukitel, e esperamos que desistam dele em breve, mas ainda assim este será um smartphone interessante, tanto mais que terá um flash frontal.

Atrás, a mesma situação de interpolação, com a câmara de 13MP a ter 8MP efectivos, e encontrando-se combinada com uma de 2MP.

Que mais sabemos sobre este terminal?

Praticamente nada, embora a imagem de topo mostre um belo design, com o que parece ser um painel de vidro 2.5D na face traseira, e uma moldura em metal. Aguarda-se um hardware modesto, com 2GB de RAM e 16GB de armazenamento interno. O ecrã deverá ser de 5.5 polegadas HD.

Entretanto, o processador deverá ser um MediaTek e, com estas características modestas, o preço será sem dúvida um factor decisivo! Com as pré vendas a iniciarem-se já em Maio, em breve saberemos mais.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui