Alguma vez sentiu que a sua câmara fotográfica se tornou subitamente obsoleta com o lançamento de um novo modelo? Foi exactamente o que sentiram os utilizadores da aclamada Pentax K-1 com o lançamento da Pentax K-1 Mark II. No entanto, numa atitude pouco comum, a Pentax iniciou ao mesmo tempo um programa de actualização da K-1 original que a verá actualizada ao padrão Mark II por €500 por um período limitado de tempo entre 21 de Maio e 30 de Setembro de 2018. A actualização incluirá a substituição da placa de circuitos e do logótipo “SR” por um “Mark II”, dando à K-1 as características principais da Mark II.

Essas características incluem o mesmo sensor full frame de 36,4MP, mas com alterações à engenharia dos circuitos de processamento de imagem que permitem uma leitura mais rápida dos dados do sensor, com melhor reprodução de cores e uma capacidade máxima elevada para estonteantes 819,200 ISO. Entretanto, o Pixel Shift que autoriza captura de imagens em grande resolução ao movimentar ao longo dos seus eixos o sensor fotográfico recebe também um grande incremento com estabilização de imagem completa para poder ser utilizado sem recurso a tripé.

Entretanto, o resto do hardware, incluindo o corpo, são funcionalmente os mesmos da K-1 original, com uma cadência máxima de disparo de 4.4fps ou 6.4fps em modo APS-C, o que vocaciona a Pentas para trabalho onde a cadência de disparo não seja particularmente importante. Um sistema de foco de 33 pontos com 25 do tipo cruzado continua a ser de elevada performance desde a sua introdução e a câmara mantém o painel 1.04 milhões de pixéis posicionável na traseira.

A capacidade de vídeo, essa mantém-se nos 1080p, mas o historial da Pentax é precisamente o foco na fotografia pura. A chegada da nova Pentas K-1 Mark II apenas dois anos após o lançamento da original também deve ser encarado como uma actualização de meio ciclo de vida, já que câmaras neste segmento podem demorar mais tempo a ser substituídas. Acima de tudo, a sua chegada significa que os utilizadores da Pentax K-1 podem fazer algo vedado à esmagadora maioria das câmaras: obter uma actualização significativa das suas capacidades, por um preço razoável, em vez de terem de comprar uma nova câmara.

Esperem a Pentax K-1 Mark II no mercado em meados de Abril por um preço que rondará os €2000.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here