Podemos sempre contar com os retalhistas para revelarem tudo o que há para revelar sobre um smartphone que ainda nem sequer foi oficializado, e foi precisamente o que aconteceu agora com o muito aguardado Xiaomi Pocophone F1, cujo design e características foram completamente reveladas por um retalhista Romeno e – imagine-se – o design até é bem interessante!

Digo isto porque quem gostar do design da Xiaomi pode escolher qualquer smartphone do seu portefólio e fica com algo que ninguém distingue do modelo seguinte a um metro de distância. Todos os Xiaomi de 2018 possuem simplesmente alguns elementos-chave que começam a saturar do ponto de vista estético e a marca precisava já de um pequeno refresh ao seu ethos estilístico.

Curiosamente, parece que será este peculiar Pocophone, a resposta da Xiaomi à OnePlus, repensando todo o conceito de flagship killer, que alterará pela primeira vez o principal do design da Xiaomi. Pelas imagens que reproduzimos abaixo, o dispositivo mostra a combinação típica de muitos Android, com ecrã com notch e lábio inferior generoso, mas atrás as coisas mudam substancialmente: o módulo das câmaras deixou de ser a gritante imitação assimétrica e desagradável da disposição do iPhone X e deslocou-se para o centro, integrando logo abaixo o leitor biométrico num exercício de simetria e curvas que se repetem. Acima de tudo, do ponto de vista prático, este posicionamento das câmaras é fundamentalmente menos propenso a apanhar com dedos em cima durante “aquela foto”.

Olhemos um pouco mais para o ecrã: embora o design tente disfarçá-lo, o rebordo superior não é totalmente idêntico aos laterais, mostrando espessura extra, enquanto o notch é notável pelas suas grandes dimensões que integram muito obviamente uma câmara frontal e um flash para as selfies. Entretanto, a base mostra um típico desenho simétrico com a porta USB-C ao centro e perfurações nos seus flancos, parte dos quais esconderão certamente o microfone de cancelamento de ruído.

É na parte superior que encontramos boas e más notícias: as boas são que o jack áudio voltou a aparecer num Xiaomi com características de gama média-alta, depois do Mi 8 prescindir dele (erroneamente), mas as más são que a perfuração que vemos também nessa porção superior parece ser apenas um microfone para cancelamento de ruído e não um emissor infravermelhos. Das especificações disponíveis no retalhista, a Xiaomi de facto não parece incluir o emissor, nem a tecnologia NFC que continua a passar ao lado do fabricante com muita pena deste autor.

Esta ausência é tão mais estranha, quanto o Pocophone F1 parece ser construído de plástico. Sim, estamos a ler bem: plástico. O painel traseiro deverá ser plástico ainda que as laterais sejam de metal, e isso observa-se facilmente na ausência de recortes para antenas, e na ficha de especificações da loja.

O flagship de polímeros

Existem neste momento algumas dúvidas quanto ao hardware final do Xiaomi Pocophone F1, já que se bem que esta nova fuga de informação revele grande parte das especificações técnicas, outras fontes apontam para pequenas diferenças, e parece que teremos de esperar pelo anúncio oficial para sabermos tudo.

No entanto, um dado adquirido é a presença a bordo do Snapdragon 845 com 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, além de uma bateria de 4000mAh com Quick Charge 3.0. O departamento das câmaras não traz muitas novidades, apostando numa combinação já “clássica” na Xiaomi, com câmaras principais de 12MP + 5MP e uma câmara frontal de 5MP.

O ecrã, segundo este retalhista – e em confronto com outras fontes – parece ser de 5.99 polegadas com resolução 1080 x 2246.

Último detalhe digno de nota é a presença de um sistema de refrigeração por líquido, potencialmente necessário para manter o Snapdragon 845 sob controlo num smartphone de plástico, sendo qualquer polímero um miserável condutor térmico por comparação aos exteriores de metal mais comuns em smartphones de gama alta. Podemos perguntar-nos se um tubo de calor pode ser mais económico do que um painel metálico traseiro simplesmente, mas prescindir da necessidade de recortar pontos na carcaça para as antenas simplifica o processo de fabrico e controla os custos.

A Xiaomi tem uma fama de oferecer especificações máximas a preços contidos, e o Pocophone F1 poderá ser o expoente máximo desta postura. Com alguns cortes aqui e ali, a Xiaomi poderá colocar no mercado o mais barato smartphone com Snapdragon 845 para quem quer performance acima de tudo. O preço disponível na PC Garage é meramente indicativo: cerca de €430. Interessante?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui