Todos sabemos quão populares são os discos SSD e as suas capacidades. No entanto, para quem necessita de uma quantidade de armazenamento superior, os discos mecânicos continuam a ser a melhor escolha.

Há um ano a Backblaze punha a empresa HGST (Hitachi Global Storage Technologies) como a melhor escolha, em relação à fiabilidade, disponível no mercado.

Um ano depois vejamos se os dados se mantêm. E já agora, qual a marca menos fiável.

HDD_status_2017

Como podemos ver pelos dados na tabela apresentada pela Backblaze, a empresa tem em uso 82516 discos, com capacidades entre os 3TB e os 8TB, de diferentes marcas e modelos.

As marcas, Toshiba, WDC e HGST mantêm valores muito perto dos 0% (ou mesmo iguais) quando toca à taxa anual de falhas.

Já o modelo ST4000DX000 da Seagate apresenta taxas altíssimas. É obviamente importante referir que o modelo apenas consta em 170 unidades.

Ainda também em revisão, podemos constatar que o modelo ST4000DM000 da mesma marca, apesar de segundo em percentagem de falhas anuais (com 3,27%), representa 41% das unidades em uso (com 34540), e com dias de uso muito superiores a qualquer um dos outros modelos.

Quanto à Toshiba, apenas 91 unidades representam a marca nesta amostra, e em apenas dois modelos. Sendo assim, e apesar da taxa anual de falhas ser igual a 0%, não devem ser retiradas grandes conclusões.

Qual é a sua marca de eleição?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here