O teletrabalho está na ordem do dia, mas não bastam portáteis, já que dashboards, gráficos e aplicações nem sempre se adequam aos ecrãs dos portáteis disponíveis. Entram aqui os HP EliteDisplay, família de monitores de escritório que mobilizam um conjunto impressionante de ferramentas para profissionais, mesmo longe do escritório. Especificamente, o HP EliteDisplay E273D é um monitor com ancoragem que pretende oferecer a profissionais a máxima polivalência, não importa quais os equipamentos que queira conectar com o monitor.

Funcionalidades completas para escritório

Para um monitor de escritório, 27 polegadas são já um tamanho considerável, e o HP EliteDisplay E273D consegue fugir às volumetrias exageradas com rebordos tão finos quanto é possível conceber, com exceção óbvia o lábio inferior. Juntar dois monitores lado a lado oferecerá uma vista contínua praticamente sem interrupções.

Com contraste de 1000:1, o painel IPS LCD é fosco, como se quer num monitor profissional, mas não é aqui que a HP quer impressionante. Este é, afinal, um monitor doca e, como tal, apresenta uma doca USB, além de uma porta USB-C com DisplayPort 1.2 capaz de alimentar um portátil com 65W.

Com o seu acabamento prateado mate, o EliteDisplay E273D mostra-se discretamente institucional e certamente com boa qualidade de construção, e podem não imaginar, mas pelo menos 5% dos plásticos utilizados são oriundos de plásticos recuperados aos oceanos. O destaque vai, ainda assim, para a montagem. O monitor pode ser acoplado a um muito sólido suporte de metal e rodado entre -45º e +45º, ou inclinado entre +23º e -5º. Complementarmente pode ser colocado na vertical, ou ainda encaixado numa montagem VESA, para manter todas as nossas alternativas no escritório em aberto.

Finalmente, o monitor é uma solução para videoconferência em si mesmo, chegando equipado com uma câmara HD e dois microfones. Isto abre as portas a acoplarmos tanto um portátil, quanto um mini-PC, mantendo completa capacidade para trabalhar em teletrabalho e manter um calendário cheio de reuniões. A melhor parte é que a câmara fica recolhida no topo do monitor até ser precisa, acrescentando segurança a tudo. Curiosamente, o monitor em si não possui altifalantes.

 

Experiência de utilização

Graças aos rebordos mínimos, o EliteDisplay E273D pode considerar-se relativamente compacto e a capacidade de rodar e ajustar em altura são interessantes para combinar dois monitores lado a lado, ou então para conjugar com o portátil do trabalho. Mas temos de começar pela engenharia inteligente da fixação ao stand: funciona com um clique e desmonta-se o ecrã com igual facilidade em segundos, sem peças adicionais ou qualquer dificuldade. É simplesmente impecável.

O ecrã é amplo e os detalhes bastante nítidos. Embora a HP não ofereça brilho extraordinário (aproximadamente 250nits), este nível de luminosidade é perfeitamente adequado para utilização em escritório. No contexto do teletrabalho que vivemos atualmente, o acabamento fosco do HP, pensado para não refletir os focos de luz dos escritórios, revela-se suficientemente eficiente para não tornar as janelas de casa intrusivas e permitir trabalho sem esforço ocular.

Para o tipo de trabalho que faço por estes dias, a exactidão da cor não é particularmente importante, mas com 90% do espectro sRGB, o EliteDisplay tem capacidade suficiente de representação de cor para podermos seguir facilmente gráficos complexos e dashboards. Os que necessitam de exactidão de cores e máximo de espectro cromático, terão de procurar noutro lado.

A conectividade é impressionante, mas um detalhe importante nestas alturas em que andamos de portátil entre casa e trabalho, é que o E273D poderá mesmo carregar o portátil via a porta USB disponível para conectar ambos os dispositivos. Seis portas USB 3.1 incluem igualmente a possibilidade de carregar outros dispositivos via o próprio monitor, oferecendo uma ampla polivalência.

Isto permite ao E273D conectar-se a qualquer solução de computação, seja um portátil, seja um mini PC, e muitas vezes os portáteis simplesmente não têm o número necessário de portas USB, por isso as portas extras são muito úteis, tal como a possibilidade de usarmos a câmara para conferências.

Conclusão

O HP EliteDisplay E273D é um tremendo monitor profissional/doca, que oferece excepcional conectividade, uma visão ampla, e um preço surpreendentemente acessível, que ronda os €300, online.

Graças a esta combinação de implementações pensadas para profissionais, o E273D parece um monitor ideal para quem necessita gerir o seu trabalho em casa, ou no escritório, sem ter que se preocupar com docas externas ou com limitações quanto ao hardware que precisa conectar, maximizando o espaço disponível e minimizando a desorganização. O melhor é que estas funcionalidades não comprometem a facilidade de utilização, nem a qualidade da construção de um monitor cuja simplicidade esconde toda a sua potência.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui