Para os criativos em movimento e mesmo os estudantes que não requerem capacidade de processamento extrema, mas necessitam absolutamente de facilidade para colocar as suas ideias em prática, compor documentos, trabalhos e simplesmente relaxar com uma série nas horas mortas, há um tipo de computador que lhes assenta como uma luva: o conversível 2-em-1 compacto. E hoje falamos de um que será realmente uma escolha muito apelativa para quem não tem exigências de maior, já que combina funcionalidades completas com um preço atraente e uma bateria capaz de durar o dia todo: o Lenovo Miix 320.
Características principais
Processador: Intel Atom x5-Z8350 (1.44GHz 2MB)
Sistema operativo: Windows 10 Home
RAM: 4.0GB DDR3 1600 MHz
Armazenamento: 64GB eMMC
Ecrã: 10.1″ FHD+ IPS LED
Placa gráfica: Intel HD Graphics 400, memória partilhada
Wi-Fi: 802.11ac
Bluetooth: Bluetooth 4.1
USB: 1 x HDMI, 2 x USB 2.0, 1 X USB-C
Um tablet com teclado ou um 2-em-1?
Preso com ímanes particularmente assertivos, o ecrã de 9.8 polegadas do Lenovo Miix 320 parece perfeitamente integrado no resto do equipamento, e poderíamos tomá-lo por um computador banal, coisa que não é. Dois encaixes bastante robustos prendem o ecrã ao teclado, permitindo que o desencaixemos facilmente com um puxão, após o que teremos um tablet de 10 polegadas puro e simples na mão.
O teclado é, de facto uma peça inerte até que lhe encaixamos o ecrã que fornece toda a electrónica, mas com um peso de cerca de 1.1Kg, o Miix 320 não é particularmente pesado com o ecrã aberto até 125º e não mostra tendência para tombar. Tampouco mostra tendência para abanar com a escrita normal, um comportamento surpreendente para uma dobradiça tão eficaz de simples que é.
Apesar da aparente robustez do Miix, fica aqui o alerta: o exterior é de plástico e tem tendência para se arranhar. No entanto o design é incrivelmente bem conseguido nesta gama de preço, com o módulo do teclado esguio e mais fino em direcção às margens, tal como o ecrã.
São linhas que não só acentuam quão compacto este equipamento é, como criam um look muito acima da sua gama de preço.
Experiência de utilização
- Polivalência em destaque
O Lenovo Miix 320 é um dispositivo extremamente compacto, e não há como contornar isto: é melhor utilizado por mãos pequenas e olhos aguçados, coisas que só possuo no primeiro caso e apenas razoavelmente.
Com as minhas lacunas físicas, o Lenovo Miix 320 nem sempre foi fácil de utilizar; uma polegada extra teria sido ideal para os olhos e para o teclado, já que a percentagem de erros ao tentar escrever pode ser anormalmente alta, principalmente tendo em conta a colocação estranha do backspace.
O resultado é alguma fadiga com a utilização prolongada, reforçando a ideia de que este equipamento assenta muito bem a estudantes do secundário e profissionais em movimento que querem um equipamento básico para as tarefas urgentes. No entanto, a rigidez do teclado é adequada, e com alguma habituação podemos tirar grande partido dele. Há certamente uma grande segurança na leveza com que transportamos o Miix 320 na mochila, abrindo-o e começando a trabalhar rapidamente em qualquer momento que o exija.
Há uma palavra ainda a dizer sobre o Touchpad do Miix320. É grande. Tão grande quanto num equipamento de 14 polegadas e, com isso, os dedos movem-se mais facilmente, os comandos são mais exactos, ainda que o lado negativo seja que exista uma tendência para lhe tocar acidentalmente quando escrevemos.
- Uma bateria que nunca nos abandona
A seu favor, o Miix 320 tem certamente uma disponibilidade de bateria louvável. Trabalhando várias horas por dia nele, o carregamento ao final do dia era quase pro forma para nada falhar no dia seguinte, não uma obrigatoriedade. Ao fim de algumas horas de trabalho parece simplesmente que podemos continuar a teclar sem qualquer tipo de preocupação.
O facto dos grandes componentes se encontrarem no ecrã funciona igualmente a favor do dispositivo, já que não sentimos o típico aquecimento sob a palma da mão e, sem ventoinhas, este é um dispositivo tão silencioso quanto imaginável.
- Performance
Do lado da performance, estamos perante um equipamento básico. O Intel Atom a bordo é muito eficiente do ponto de vista energético e certamente ajudará à durabilidade da bateria, mas não autoriza luxos em termos de performance.
As prestações modestas observam-se desde o arranque que ainda demora alguns segundos, até à abertura de páginas web, que demorarão a carregar algo mais do que em equipamentos mais potentes. Expectável, de resto, e as páginas mais pesadas poderão mesmo apresentar solavancos visíveis. Com esta latência visível, os workaholics poderão sentir-se algo frustrados. Não será um equipamento para trabalhar em contra-relógio.
Para o gaming estaremos algo limitados. A gráfica integrada da Intel é capaz de jogar Modern Combat 5 com alguma agilidade, mas pouco mais. No geral, os jogos mais exigentes vão correr com algumas dificuldades.
Os editores de texto, sejam eles o Word ou os Google Docs, a interface WordPress ou Gmail, estarão perfeitamente à vontade aqui. O Miix 320 foi feito precisamente para este tipo de trabalho criativo e mostra-o.
Complementarmente, é importante destacar que os vídeos correrão bem em FHD. Programas como a NOS NPlay, no entanto, demoram o seu tempo a carregar e respondem com parcimónia. Aqui chegamos a um ponto de grande destaque:
- Exímio tablet
Chegamos por isso a um ponto fundamental do Miix 320 e esse é o ecrã destacável. A facilidade da sua utilização é impecável: arrancar e encaixar sem esforço de maior, sem complicações, e as patilhas magnetizadas fazem o seu trabalho.
Em modo tablet ficamos com um equipamento funcional e útil para multimédia e alguma leitura relaxada. O ecrã em si mesmo tem brilho razoável para uma utilização mais ou menos confortável à luz do dia e uma boa gama de cor, se bem que os ângulos de visão pudessem ser melhores. As características são extremamente louváveis quando estamos a ver um bom filme no sofá e acabamos por respeitar os tons e contrastes que o ecrã consegue sacar. Para visualizar filmes e vídeos, o ecrã do Miix 320 é um mimo por este preço.
Logo abaixo do ecrã temos ainda os altifalantes áudio. O Miix 320 inclui Dolby Surround, raro nesta gama de preço, e isso nota-se, com áudio volumoso capaz de aguentar algum stress sem começar a distorcer como um louco. Mais uma vez, inesperado nesta gama de preço.
Como tablet, o Miix 320 será dos melhores no mercado e já passamos por piores equipamentos pelo mesmo preço.
Conclusão
O Lenovo Miix 320 é um 2-em-1 Windows que oferece muito por surpreendentemente pouco. Se a sua performance é apreciavelmente modesta, a polivalência garantida pelo ecrã destacável e pelo teclado a ele acoplado é soberba: para compor documentos, trocar e-mails e levar a cabo os trabalhos escolares, o Miix 320 é uma excelente solução sem ser um peso real na mochila. Esta preocupação é tão maior quanto as crianças carregam hoje em dia material escolar demasiado pesado, pelo que a leveza do Miix 320 será um ponto muito importante para aqueles que procuram um computador escolar para os júniores lá de casa.
Para os utilizadores pouco exigentes que querem facilmente processar texto, o Miix oferece ainda a tremenda vantagem de aliar um teclado razoável, a este ecrã de boa qualidade que permite simplesmente esticar os pés, relaxar e usar um tablet perfeitamente completo.