Bom, eis algumas notícias potencialmente más para quem esperava que os futuros Samsung Galaxy S9 e S9+ tivessem o muito aguardado leitor biométrico sob o ecrã: não vai acontecer.

Segundo as mais recentes notícias que nos chegam da Coreia, a Samsung terá pura e simplesmente desistido de desenvolver o leitor ultrassónico que poderia integrar atrás da matriz AMOLED dos seus Infinity Display. O The Investor indica que o desenho e as especificações dos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ estão nesta fase finalizadas, e os dispositivos já se encontram em produção piloto, para entrar em produção em massa já este Dezembro.

A grande ausência é o sensor ultrassónico sob o ecrã. Desde o desenvolvimento dos Galaxy S8 e Galaxy Note 8 que se fala da integração de um sensor deste género, mas a Samsung não terá conseguido qualidade suficiente no produto e na sua integração no dispositivo, gerando aí a atroz colocação dos sensores biométricos de ambos os dispositivos, mesmo ao lado da câmara.

Todas as esperanças se deslocaram para os futuros Galaxy S9, mas parecem ter saído goradas. O jornal Coreano nota, no entanto, que a Samsung não desistiu totalmente da tecnologia e espera integrá-la no Galaxy Note 9 cujo lançamento se dará em Agosto.

O caminho do iPhone X não será seguido

Felizmente, nada nisto parece indicar que a Samsung deixará de lado a impressão digital, seguindo o iPhone X como chegou a ser noticiado em inúmeros meios tecnológicos quando o FaceID da Apple foi revelado. Digo felizmente porque, apesar da tecnologia excepcional por trás dessa funcionalidade do iPhone X, a impressão digital continua a ser mais prática, mais económica e funcional para desbloquear um smartphone e inclusivamente navegar nele com gestos.

Entretanto, os leitores biométricos sob o ecrã têm sido de integração muito difícil. As tentativas da Qualcomm em parceria com a VIVO ainda não deram grandes frutos, até porque um sensor deste tipo só funciona com ecrãs OLED que são sensivelmente transparentes, mas ainda assim impõem sobre o sensor uma matriz de componentes que tem que ser distinguida da impressão digital e processada.

Estamos atentos a desenvolvimentos futuros.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui