Não obstante a grande evolução que temos visto na fotografia mobile, existem ainda inúmeras fronteiras por ultrapassar que mantêm as câmaras fotográficas vários níveis acima mesmo dos melhores smartphones. No entanto, uma nova imagem chegada à Internet mostra as supostas características do Samsung Galaxy S9, e destaca duas características fotográficas extremamente relevantes, uma das quais verdadeiramente inovadora: uma câmara fotográfica de abertura variável.

Abertura variável numa câmara muda tudo

Até agora, só o Samsung W2018 possui uma câmara mobile com abertura variável, e será essa mesma câmara que fará o seu caminho até ao Samsung Galaxy S9. A câmara terá assim duas possibilidades de abertura, F1.5 ou F2.4.

Se percebermos um pouco de fotografia sabemos que este salto em abertura muda muito mais do que simplesmente a quantidade de luz que entra no sensor. Uma abertura maior é fundamental para uma menor profundidade de campo, produzindo maior desfoque do plano de fundo para retratos mas, quanto maior a abertura da lente, mais possibilidade há de aberrações cromáticas perto dos rebordos da imagem, graças à separação dos raios de luz que geram franjas verdes, violetas ou azuis. O ângulo apertado de convergência dos raios de luz sobre o sensor também tendem a criar vinhetas que são maioritariamente eliminadas pelo tratamento de imagem dos smartphones. Mais importante e, regra geral, quanto maior a abertura, menos nítidos são os detalhes em plena luz do dia.

Se com boas objectivas fotográficas é possível contrariar estes efeitos negativos com grupos de lentes de correcção, os smartphones não possuem espaço para tal. O problema torna-se mais grave com os pixéis mais pequenos dos sensores utilizados em smartphones, reduzindo ainda mais a qualidade da imagem final.

Assim, quando fechamos um pouco a abertura, entra menos luz no sensor, e aumenta-se a profundidade do plano focal. Os detalhes tornam-se mais nítidos e é por isso que a Huawei não tem apostado seriamente em grandes aberturas nas suas câmaras Leica.

Mas, menos luz a entrar no sensor significa que, em condições de pouca luminosidade, temos de utilizar o ISO para obter uma exposição correcta. Como o ISO é simplemente um amplificador do sinal do sensor, aumenta o ruído na imagem, criando maior grão, menos fidelidade da cor e desvios cromáticos.

Uma câmara de abertura variável num smartphone é, por isso, o melhor de dois mundos: o Samsung Galaxy S9 terá uma abertura mais reduzida quando a luminosidade é boa, criando imagens mais nítidas e detalhadas, e uma abertura mais ampla, para quando a luz diminui, mantendo a qualidade da imagem em condições diversas.

Super Slow-mo

É uma das capacidades mais diferenciadoras nos actuais Sony Xperia XZ1 e XZ premium: a captação de vídeos a cerca de 1000fps para uma câmara super lenta, onde podemos ver pormenores que de outro modo nos passariam ao lado.

Embora seja algo ainda limitado nos dias de hoje, graças à enorme capacidade de processamento que é necessária para captar frames tão depressa e processar tanta informação sequencialmente, parece que o Galaxy S9 poderá também apostar nesta funcionalidade de vídeo, no entanto sem chegarmos a saber bem qual será a resolução e qual o framerate.

 

Áudio estéreo

Parece que a Samsung terá finalmente áudio digno da sua gama alta. Segundo a caixa que reproduzimos neste artigo, o Samsung Galaxy S9 terá altifalantes estéreo afinados pela AKG. Em 2017 a Samsung comprou a Harman, dona de marcas como a JBL e a AKG, mas terá sido tarde para integrar o áudio estéreo nos seus flagships de 2017, uma grande perda, tendo em conta o restante gabarito destes dispositivos. Parece que isso mudará agora, tornando o Galaxy S9 um dispositivo privilegiado para o multimédia.

 

Em resumo

A Samsung tem sabido transformar os seus Galaxy S em equipamentos altamente desejáveis, mas o Galaxy S9 poderá ser um game changer, mais mesmo que os seus antecessores. Não apenas melhor ou mais potente, a caixa do dispositivo indicia um equipamento com inovações sérias face aos anteriores S8 e S7, incluindo a câmara e o áudio.

Sabemos também que teremos a muito requisitada certificação IP68, 64GB de armazenamento interno, 4GB de RAM, leitura de íris e carregamento wireless.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui