É preciso voltarmos a 2012 para descobrirmos um Samsung Galaxy M. Lançado em Setembro de 2012, o Galaxy M Style chegou ao mercado num tempo em que os bezels eram maiores que os ecrãs e as versões do Android engordavam menos. Agora, a Samsung planeia reanimar a gama Galaxy M para manter a sua posição de liderança na Índia e presença na China.
Os novos Samsung Galaxy M, cujos modelos e datas de chegada ao mercado ainda não estão confirmados, deverão seguir um caminho que parece estranho para a Samsung, já que terão uma margem de lucro mínima com o objectivo de venderem como bolinhos quentes nos mercados Asiáticos onde a Samsung é seriamente ameaçada pela concorrência Chinesa especialista em smartphones a preços da uva mijona. Assim, os Samsung Galaxy M substituirão os Galaxy On actualmente vendidos nestes mercados.
Entretanto, parece que a marca Coreana continuará a expandir a gama Galaxy A até eliminar por completo a família Galaxy J de smartphones. Este caminho não nos surpreende totalmente quando olhamos para os smartphones mais recentes na linha A, com o Galaxy A6 a ser praticamente um Galaxy J algumas especificações da gama A, mas concessões a nível do processador, porta micro-USB e um design a condizer.
A Samsung está realmente apostada na renovação no seu portefólio de smarpthones e, encontrando-se estes algo desgastados em termos da imagem de competitividade que oferecem face à concorrência actual, o caminho da Samsung é reposicionar-se e criar novas famílias de smartphones, com melhor segmentação e públicos específicos. É neste sentido que a Samsung planeia também introduzir as gamas Galaxy P e Galaxy R, sem contar com o mais do que confirmado Galaxy dobrável que será apresentado algures em 2019.
Será suficiente para ganhar novo ímpeto?