Nos últimos tempos a Mercedes-Benz tem vindo a deixar claro que o eléctrico é o futuro, já a CEO da smart, Annette Winkler, tinha afirmado esta resolução da marca quando se pronunciou sobre o smart EQ fortwo.

Agora, no Genebra Motor Show, a smart e a Mercedes mostraram o trabalho que têm estado a desenvolver para que os veículos eléctricos sejam cada vez mais uma realidade. O resultado deste trabalho são o smart EQ fortwo e forfour nightsky edition. Este é o primeiro modelo de produção em série com a pintura característica azul dos modelos EQ.

Desta forma, a smart marca a sua chegada à família EQ da Mercedes-Benz. Esta nova família Mercedes irá ser a casa para todos os produtos eléctricos da marca. Esta engloba conectividade, condução autónoma, mobilidade partilhada e mobilidade eléctrica. Com a família EQ, a Mercedes tem como objectivo conseguir 10 carros totalmente eléctricos em todo o seu segmento até 2020. O primeiro modelo de produção da marca alemã com a nova tecnologia e marca EQ, o EQC, será produzido na fábrica Mercedes-Benz em Bremen a partir de 2019. A base deste modelo será o Concept EQ que foi apresentado no Salão Automóvel de Paris há dois anos.

Regressando à smart, nada disto é uma novidade pois a marca auto intitula-se como pioneira na adopção de novas tecnologias e, já desde o ano passado, começámos a ver veículos smart eléctricos.

O smart EQ fortwo nightsky edition traz uma carroçaria, a célula de segurança tridione a grelha do radiador em preto, com a versão cabrio a ter uma capota maleável também em preto. O modelo especial vem equipado com o pack BRABUS Exterior Style. Neste pack podemos ver um spoiler dianteiro, saias laterais e um spoiler no bordo do tejadilho (no modelo fortwo) em preto de alto brilho e elemento contrastante em azul pacific.

As capas dos espelhos retrovisores são em azul pacific, complementando as jantes pretas de liga leve de 16” BRABUS Monoblock VIII.

As duas cores escolhidas para o design do novo smart não se fica pelo exterior e estende-se até ao seu interior com o pack BRABUS Interior Colour. Aqui, o painel de instrumentos BRABUS, as molduras do velocímetro, das grelhas de ventilação e do próprio painel de instrumentos são todos de cor azul pacific. Este pack traz ainda um punho “personalizado” para a alavanca das mudanças com logótipo smart EQ fortwo, alavanca “personalizada” do travão de estacionamento, embaladeiras BRABUS nas portas e pedais desportivos BRABUS. Os tapetes com rebordos azuis e inscrição “nightsky” são também uma característica exclusiva.

Outro pack incluindo neste modelo é o Pack Conforto que inclui: regulação da altura do banco do condutor, espelhos retrovisores com regulação eléctrica e coluna de direcção com regulação da altura. Existe ainda o Pack Espaços de Arrumação que inclui, porta-luvas com tranca e rede para bagagem na consola central, no espaço para os pés do passageiro, e por, fim, temos o Pack LED & Sensor que traz, faróis H4 de halogéneo com função de boas-vindas, luzes diurnas integradas com tecnologia integrada de fibra óptica e farolins traseiros de tecnologia LED.

No que diz respeito ao modelo smart EQ forfour nightsky edition, este também adopta o mesmo esquema de cores preto/azul e a mesma lista se equipamentos do modelo de duas portas. A característica exterior mais evidente é os componentes amovíveis tipo SUV que o smart EQ forfour nightsky edition partilha com a edição especial smart forfour crosstown edition.

Para além dos packs acima descritos, o modelo forfour também virá equipado com o Pack Sleek & Style, ou seja, volante desportivo multifunções de 3 raios e pedais desportivos em alumínio polido com tacos de borracha.

Contudo, a ambição da Mercedes e da smart não se fica apenas por colocar veículos eléctricos nas estradas em todo o mundo, vai muito para além disso. O objectivo prende-se bastante com todo o ecossistema que suporta e promove um estilo de vida eléctrico. O espectro de produtos e serviços abrange sistemas wallbox, serviços de carga e estações domésticas de armazenamento de energia.

A acompanhar este lançamento chega também a aplicação de controlo EQ. Esta é uma aplicação personalizável para o seu carro. Esta aplicação informa-o sobre o estado do seu carro, permite controlar alguns aspectos à distância e prepara o que for necessário para se sentir confortável antes de entrar no seu carro.

No entanto, sempre que falamos em veículos eléctricos o seu carregamento é algo importante e que está sempre subjacente à decisão de compra. Contudo, tendo em conta que o smart foi feito para a cidade, problemas com a sua autonomia não deverão fazer parte do dia a dia das rotinas citadinas. No entanto, a Mercedes irá lançar um novo carregamento rápido de 22 kW, que promete carregar o carro dos 10% aos 80% em menos de 40 minutos, quando as condições locais de carga permitirem uma utilização trifásica do carregador.

Por fim, um dos grandes objectivos da smart é reduzir o número de carros nas cidades. Deste modo, a marca lança um serviço de mobilidade partilhada. Este é um serviço opcional que está disponível não só para carros eléctricos como também para os tradicionais de combustão. O serviço de mobilidade partilhada já se encontra disponível em França, Alemanha e Itália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui