Na sua sede em Cupertino, California, a Apple apresentou a nova linha de MacBook Pro e algumas outras pequenas novidades.  Os últimos MacBook Pro foram lançados a 19 de Maio de 2015. Nenhum dos modelos de computadores de secretária foram actualizados.

Seguem-se as novidades apresentadas:

TV app para AppleTV, iPhone e iPad

appletv_ta

Antes de anunciar as actualizações da sua linha de portáteis, a Apple apresentou uma nova aplicação com o nome de TV. Esta aplicação tem o objectivo de centralizar as múltiplas plataformas de streaming como a Hulu, a HBO NOW, entre outras. A principal ausência é o gigante dos serviços de streaming Netflix.

A aplicação permitirá aceder às bibliotecas das várias plataformas e terá um painel com as visualizações mais recentes.

Infelizmente, ao que tudo indica, a aplicação só estará disponível primeiramente para os Estados Unidos da América. O lançamento está marcado para Dezembro.

Novos MacBook Pro

Macbook Pros

Como previsto, o MacBook Pro sofreu grandes alterações a nível de design. O principal foco do evento foi a substituição da teclas F1 a F12, ESC e Ligar/Desligar pela nova Touch Bar.

Esta nova barra para além de permitir o desbloqueio e a confirmação de compras online usando a sua impressão digital, tem ainda a capacidade de adaptar as suas funcionalidades dependendo da aplicação que esteja a ser usada.

No evento foi demonstrada a utilização da Touch Bar em programas como Adobe Photoshop, Final Cut Pro e Djay Pro. As aplicações do Microsoft Office, como Word, Excel e Powerpoint também serão suportadas.

É ainda possível fazer alterações à Touch Bar de acordo com o gosto do utilizador.

Tamanho reduzido

Para além da adição da Touch Bar o novo MacBook Pro é mais fino, mais leve e menos volumoso do que o seu antecessor.

apple-macbook-event-20161027-8059De facto, o novo MacBook Pro é agora ainda mais fino do que o MacBook Air que tem 17,0 mm de espessura. O peso da versão Pro de 13” é agora equivalente ao da versão Air. A Apple justifica a não actualização do Air dada a portabilidade destes novos modelos Pro. O modelo de 15” pesa agora 1,83 kg.

O teclado tem teclas mais finas, como no MacBook 12”, com o mecanismo “butterfly” de segunda geração. O trackpad apresenta o dobro do tamanho.

Outra novidade é que esta nova iteração só apresenta portas Thunderbolt 3, compatível com USB-C, e um Jack 3,5 mm. A falta de leitor de USB-3 e de leitor de cartões SD tem tido muitas respostas negativas.

O carregamento do portátil é agora feito através de uma das portas Thunderbolt 3, que vem substituir o MagSafe das versões anteriores.

Para além disto tudo, os Processadores foram actualizados para a geração Skylake da Intel e as placas gráficas disponíveis para o modelo de 15” são as AMD Radeon Pro 450 ou 460.

Concluindo, foram apresentados três modelos diferentes. O modelo mais barato com 13”, sem Touch Bar, menos capacidade de processamento e com apenas duas portas Thunderbolt 3, que vem substituir o MacBook Air, e dois modelos com Touch Bar e quatro portas Thunderbolt 3, um de 13” e outro de 15”.

Preços

O facto que tem criado mais reacções negativas na internet foi a subida de preço. Nos Estados Unidos a subida foi de 300 dólares. Em Portugal isto traduziu-se numa subida de 250 euros. A versão mais barata começa nos 1.749,00 €.

capturar

O modelo mais barato pode já ser encomendado no site da Apple com entregas previstas de 1 a 3 dias úteis. As versões com Touch Bar só serão entregues entre 3 a 4 semanas.

https://www.youtube.com/watch?v=WVPRkcczXCY

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui