Mais de 40.000 jogadores com contas falsas perderam o acesso aos seus jogos, itens e em alguns casos as suas contas inteiras. Tudo isto ocorreu no último fim de semana depois do sistema Valve Anti-Cheat (VAC) ter identificado as violações. Isto é quase o triplo do recorde de proibição anterior de 2016, que ficou num número de 15.227 jogadores.
O sistema VAC da Valve reduz cerca de 3.500 suspensões em um dia normal. No entanto, na quinta-feira, 6 de Julho, ocorreu uma onda de bannings sem precedentes. A Valve lançou esta operação imediatamente após o final da sua venda de Verão anual, presumivelmente para evitar que jogadores com contas falsas aproveitem os preços com desconto do evento em jogos.
Para além disso, outros 4.972 jogadores também viram as suas contas bloqueadas devido a comportamentos abusivos no jogo. As proibições do VAC proíbem que as contas se conectem aos servidores da Valve. Em suma, o site Vac-Ban, que monitoriza e relata estes incidentes, estima que os jogadores com estas batotas perderam 9580$.