O Concept Creator voltou à carga com mais um excepcional conceito para um smartphone muito aguardado: o Huawei P11. Mas o P11 X pretende ir mais longe e o próprio nome mostra-o bem, na analogia que faz com o iPhone X. Tudo somado, o conceito é da já consagrada qualidade a que este canal do YouTube nos habituou, mas não podemos dizer que será sequer próximo do resultado final que a Huawei nos mostrará algures em Fevereiro.

A questão com o Concept Creator é que frequentemente falha, mas igualmente frequentemente acerta, e tem por hábito colocar pequenos elementos que deixam sempre a ideia de que os designers sabem algo que nós não sabemos.

Por exemplo, salta-me à vista que temos quatro teclas físicas na lateral direita do equipamento. Após vários anos a usar dispositivos Huawei posso confirmar com grande confiança que os dispositivos Huawei possuem 3 teclas principais. Alguns Alcatel possuem 4 teclas com a Convenience Key; também os BlackBerry e os Sony para a câmara fotográfica. Ore eu vou ser franco convosco: se a Huawei quer realmente apostar na fotografia, um botão físico para disparar a câmara é fundamental. Será isso que estamos a ver, talvez.

O design do Hawei P11 X é efectivamente reminiscente do iPhone X, com uma combinação entre metal e vidro, com as laterais acabadas em chanfra, e uma ampla curvatura nos cantos. Em absoluto, parece-se com o iPhone X, mas este arredondar dos cantos será um desperdício absurdo de espaço de ecrã, tal como o é no iPhone, pois vamos simplesmente perder bastante área para jogos ou vídeos.

Pior é, francamente a posição das três câmaras principais. Sim, existe o rumor de que o Huawei P11 terá três câmaras principais, mas se as encontrarmos ali junto à lateral esquerda, então uma boa parte das fotografias terá simplesmente os nossos dedos à frente. Ou então vamos fazer acrobacia para conseguir não deixar cair um smartphone feito fundamentalmente de vidro. Não, Concept Designer, não desta vez.

E claro, temos o notch. O entalhe poderá alojar a câmara de mapeamento facial que sabemos que a Huawei está a desenvolver. Não me incomoda, porquanto utilizem a área roubada ao ecrã como um sector de notificações. Há um problema maior: mais uma vez o áudio sofre e não há qualquer indício de estéreo frontal, as grelhas remetidas para a base onde poderemos – mais uma vez – abafar na mão o som de qualquer filme. Não faz mal, desde que sejamos fãs do cinema mudo.

Vocês desse lado, o que pensam deste possível Huawei P11 X?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui