A Vivo é uma marca altamente focada em oferecer tecnologias sólidas e utilizáveis, em vez de saltos tecnológicos de utilidade questionável. Não admira, por isso, que tenha chegado algo tarde ao mercado dos smartphones flexíveis/dobráveis. Mas o seu Vivo X Fold é um smartphone dobrável maduro e com uma longa lista de argumentos a seu favor, mostrando que vale a pena esperar pelo momento certo.

Portanto, é dobrável…

O Vivo X Fold apresenta uma fórmula já “tradicional” nos foldable, com um ecrã dobrável interno e um ecrã tradicional externo, neste caso uma unidade de 6.53″, portanto bastante regular para uma utilização equivalente a um smartphone normal.

É por dentro que magia acontece. Ao abrirmos o Vivo X Fold, revelamos um ecrã flexível LTPO2 E5 AMOLED da Samsung, protegido por um vidro ultrafino fabricado pela Schott que também o fabrica para a Samsung. Este vidro oferece um excelente compromisso entre flexibilidade e durabilidade, problema que afetou alguns dos primeiros equipamentos foldable.

O ecrã em si mesmo oferece 8.03″ de diagonal, com resolução 1800×2200 com taxa de atualização de 120Hz.

Sendo um ecrã flexível, a Vivo quis tirar o máximo proveito dele e com uma dobradiça muito evoluída, temos a possibilidade de manter o ecrã plano, mas também de o manter aberto em posições intermédias entre 60 e 120º, o que lhe confere uma maleabilidade extra. Do ponto de vista do software, a Vivo esforçou-se para criar uma experiência avançada que tira partido deste ecrã, por exemplo com imagem dividida para tirarmos fotografias à altura da cintura, “à moda antiga”.

Ah, e cada ecrã tem o seu próprio leitor biométrico! Claramente, a Vivo não quis deixar qualquer detalhe de fora.

Hardware clássico

Os smartphones dobráveis tiveram muitos altos e baixos, alguns passos em frente e alguns tropeções. Para o seu X Fold, a Vivo não quis compromissos e escolheu algum do melhor hardware disponível no mercado. É assim que encontramos no seu interior o Snapdragon 8 Gen 1 com 12GB de RAM, enquanto uma bateria de 4600mAh garante uma autonomia confortável, tanto mais que pode ser carregada sem fios a 50W e a 60W com fios. Pode ainda carregar outros dispositivos a 10W.

Podemos dizer que também nas câmaras encontramos hardware de alto nível. São, afinal, fundamentalmente as mesmas câmaras que encontramos no X Note, com um Samsung GN5 de 50MP, uma ultragrande angular de 8MP, uma câmara com 2X zoom de 12MP e ainda uma câmara telescópica com zoom 5X de 8MP. Tanto esta câmara, quanto a câmara principal, possuem OIS. Mais uma vez, temos branding Zeiss, o que nos oferece lentes de elevada qualidade Vario-Tessar com camada anti-reflexo T*.

Ora, porque temos dois ecrãs, temos também duas câmaras “frontais”, uma por ecrã, ambas de 16MP.

Portanto, quando poderão ter nas mãos o Vivo X Fold? Para já, é difícil de dizer. Com um preço de cerca de €1300, o X Fold está para já garantido apenas na China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui