A IFA está em grande esta semana em Berlim, e a edição de 2018 está a assistir a excelentes lançamentos de diversas marcas. Embora muitos aguardássemos pelo Sony Xperia XZ3, é justo dizer que os dedos estavam cruzados pelo regresso da ZTE ao mercado da gama alta, com o ZTE Axon 9 Pro. O ano não foi certamente fácil para a marca Chinesa que sofreu prejuízos demolidores com o embargo Americano, mas há muita força no nome Axon e os utilizadores queriam novidades de monta. Infelizmente, acabaram com um excelente clone do iPhone.
Honestamente, não há nada de errado com o design do ZTE Axon 9 Pro, mas nesta altura do ano é já o milésimo smartphone a seguir demasiado de perto a fórmula estética do iPhone X. Teve alguma graça no início do ano, mas neste momento começa a ser cansativo e o Axon 9 Pro peca por uma tal falta de originalidade que não posso considerá-lo um digno sucessor do Axon 7. Face a este inesquecível smartphone, o Axon 9 Pro parece que só não copiou o iPhone ao milímetro por incapacidade técnica para incluir o reconhecimento facial 3D ou o lábio inferior inexistente.
Não digo isto sem mágoa, porque de olhos fechados o ZTE Axon 9 Pro é um smartphone impecável, a começar pela bateria de 4000mAh para alimentar o potente Snapdragon 845 com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento UFS 2.1. Outra grande virtude são mesmo os altifalantes estéreo com Dolby Atmos, quanto a mim uma garantia de áudio de qualidade superior.
A fotografia recebe, obviamente, uma enorme melhoria face ao Axon 7, com duas câmaras principais de 12+20MP onde a de 12MP é certamente a principal, oferecendo abertura de f/1.75 e pixéis de 1.4 micrómetros. À frente, bem clara sobre o ecrã de 6.21 polegadas, uma câmara de 20MP de foco fixo serve igualmente para reconhecimento facial.
O ZTE Axon 9 Pro conta ainda com carregamento wireless Qi e o seu exterior de vidro e alumínio oferece certificação IP68 contra entrada de água. Um último detalhe é que a ZTE apostou desta feita no Android puro, sem qualquer skin, embora o Axon não seja um Android One.
São excelentes predicados por €650, e como podem ver, o ZTE Axon 9 Pro não deixa os seus créditos por mãos alheias. É um smartphone completo, com alguns luxos inclusivamente, mas já não consigo premiar o flagrante decalcar do design do iPhone.
[…] Por outras palavras, o Nubia Z18 não se confunde com um iPhone, apostando num notch extremamente reduzido, quiçá o mais reduzido que vimos até agora, e que retoma a forma básica em meia-lua do original Essential PH-1, mas notoriamente mais compacta. As câmaras duplas, entretanto, encontram-se numa disposição horizontal na face traseira e é óbvio que este Nubia não se confundirá com um iPhone. […]