Lembram-se de termos falado do ZTE Multy há menos de um mês? Pois o tablet dobrável da ZTE que deverá nos EUA ser um exclusivo da AT&T acaba de aparecer, rebaptizado de ZTE Axon M e mostrando muito bem como funcionará esta abordagem rara no mundo dos smartphones.

Não, o ZTE Axon M não é ainda o smartphone flexível e dobrável por que esperamos, mas é mesmo assim um produto inovador e interessante que arrisca e percebe a vontade dos utilizadores em maximizarem a área de ecrã num dispositivo que ocupe pouco espaço. As imagens mostram inclusivamente que este não será um dispositivo simétrico.

Teremos, isso sim, efectivamente um smartphone de espessura normal, e um segundo painel bem mais fino apenas com o ecrã. A ZTE planeia utilizar cada um destes ecrãs para tirar o máximo proveito das funcionalidades multitarefas do Android. Por outras palavras, será em teoria possível ter uma app aberta num dos ecrãs, e outra no ecrã ao lado, em vez de termos que dividir a área disponível num ecrã regular. Ou poderemos utilizar o teclado num dos painéis enquanto o outro serve apenas para visualização.

Confesso que do ponto de vista da produtividade esta opção poderá ser muito interessante: o espaço será amplo para teclarmos à vontade sem ficarmos com uma janela miseravelmente reduzida. Os bezels parecem reduzidos, mas é óbvio que haverá vários milímetros de separação entre cada ecrã, com o que estes não são em teoria pensados para colocarmos um conteúdo contínuo em simultâneo, como um filme a rodar metade em cada painel.

zte-axon-m-AA_0 zte-axon-m-closeup-AA_0

Hardware

As indicações disponíveis apontam para um preço na casa dos $650, sendo que en troca obtemos dois ecrãs que, juntos, formam um ecrã maior de 6.8 polegadas, cada um dos quais com resolução FHD.

A escolha de processador, a confirmar-se, será peculiar: um Snapdragon 820 com 4GB de RAM e 32GB de armazenamento. Mas vou ser franco, nesta fase do campeonato o Snapdragon 820 só não é usado por mais dispositivos pela corrida às especificações de que o mercado se faz. Para dispositivos mais específicos, que não possuem concorrentes directos, o Snapdragon 820 será uma boa escolha e poucos se poderão queixar. Certamente que o ZTE Axon M não terá falta de performance.

Ponto menos interessante será a bateria de 3120mAh. Com dois ecrãs de resolução FHD em simultâneo o processador estará a ser bem puxado e a energia necessária para dar vida aos dois painéis não será pouca. Nestas circunstâncias, a bateria poderá provar ser muito curta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui