Ainda não é mais do que um concept car, mas já tem data prevista para chegada ao mercado. Em 2020, o primeiro veículo da SEAT concebido de raiz como veículo eléctrico, o Seat el-Born, será uma realidade.
O SEAT el-Born será a segunda marca do grupo Volkswagen a fabricar um modelo sobre a plataforma MEB, de onde sairá uma nova geração de veículos baseados na tecnologia eléctrica e de conexão mais avançada do mercado. Totalmente desenhado e desenvolvido em Barcelona, o SEAT el-Born será produzido na fábrica do grupo em Zwickau, na Alemanha. O nome el-Born surge por ser o nome de um dos bairros mais emblemáticos de Barcelona que, segundo fontes da SEAT, terá sido uma fonte de forte inspiração para os designers e engenheiros da SEAT, enquanto criavam este veículo eléctrico.
Apesar de ser um concept car, este el-Born não parece estar muito longe daquilo que provavelmente será lançado no mercado. Claramente que se notam as preocupações aerodinâmicas, como é possível observar na adopção de jantes de 20” com um design em turbina. No interior, destaque para um ecrã de 10”.
A nível de prestações, a SEAT anuncia 420km de autonomia com base no ciclo WLTP, isto graças às baterias de 62kWh. A nível de carregamentos, o el-Born é compatível com super-carregadores de corrente contínua até 100kW, podendo ser carregado dos 0% até aos 80% em apenas 47 minutos.
Para além disto tudo, o SEAT el-Born será equipado com tecnologia de condução autónoma de nível 2, o que irá permitir controlar de forma automática a direcção, acelerador e travão.
[…] e CUPRA Formentor. Estes são os dois concept cars que a marca espanhola apresentou. O primeiro, o SEAT el-Born, é o primeiro veículo 100% eléctrico da marca, baseado na plataforma MEB do grupo Volkswagen. O […]