Este é um conceito diferente daqueles que estamos habituados, mas que acaba por funcionar realmente bem. A melhor definição para o Smart Fortwo Cabrio Brabus é a de cabrio desportivo urbano. É um carro que se aplica a várias gerações de condutores, um carro onde condutores de 20, 40 ou 60 anos encaixam na perfeição. Desconfiado? Pois bem, a única coisa que lhe posso garantir é que quando entrar dentro do Smart Fortwo Brabus e fizer os primeiros metros, não vai querer sair lá de dentro tão depressa.
Desde sempre que a imagem da Smart está ligada a um público mais jovem, à sensação de independência e liberdade. Com este Fortwo Brabus de 2017, a Smart potenciou ainda mais esses valores, transformando-o numa máquina bastante poderosa, capaz de reter olhares de inveja no seu habitat natural que é a cidade.
Apesar de ser um carro bastante pequeno, o grupo Daimler optou por conferir a este Smart Fortwo Brabus uma linguagem mais expressiva do que ao Fortwo convencional, a começar logo pelo logótipo identificativo que se destaca na grelha da frente e também na tampa da mala. As jantes também são diferentes: raiadas Monoblock IX de 16’’ à frente e 17’’ atrás, com o símbolo central “Brabus”, fazem qualquer proprietário de um Smart Fortwo convencional suspirar por elas. Ainda no exterior, as duas ponteiras de escape em cromado, incluídas no painel difusor cinza mate, são outros dois aspectos de design que não deixam este Smart passar despercebido.
Mas dentro do Smart Fortwo é onde o coração começa a acelerar mais. Dois bancos desportivos em pele, são o primeiro elemento que nos leva a um interior com marcas de luxo. As inscrições Brabus no travão de mão, manete da caixa de velocidades e no conta rotações preto, não nos deixam esquecer do que é que temos nas mãos e nos pés.
Quando se liga a ignição do Smart Fortwo Brabus, chegamos ao expoente máximo de emoção. Eu, que nunca fui fã de Smart, posso dizer que finalmente me interessei por um. Debaixo do pedal do acelerador, temos qualquer coisa como 109cv, que são fornecidos por um motor turbo 900cc, bastante optimizado no que diz respeito ao nível de pressão de injecção, admissão de ar e sistema de escape. E é aqui que está o primeiro passo para um fim de semana extremamente divertido, que foi usado para fazer o ensaio deste Smart Fortwo Brabus. A aceleração é de 9.5s dos 0 aos 100, e a velocidade máxima está limitada aos 165km/h, ainda assim o Smart Fortwo Brabus tem mais do que suficiente para impressionar naquelas corridas urbanas de semáforos (o seu habitat natural, mais uma vez) isto devido ao seu peso de 1040kg.
Conduzir este pequeno carro cheio de alma é um prazer enorme, isto graças à agilidade e à facilidade com que se liberta de qualquer obstáculo que lhe apareça à frente, graças ao seu reduzido tamanho. A sensação de conseguir estacionar num lugar que o carro da frente bem tentou ocupar mas que não cabia lá, é simplesmente espectacular. Mas malta, nos centros comerciais, puxem o carro à frente se faz favor.
A nível de suspensão, o Brabus conta com uma versão especial Brabus Performance que é 20% mais rígida que a convencional, assim como foi instalada uma barra estabilizadora dianteira que permite uma condução muito dinâmica e divertida, que só não é mais divertida devido à impossibilidade de desligar o ESP (por razões de segurança). Ainda assim, o ESP foi especialmente afinado para esta versão, para que a diversão não seja toda estragada e que se possa tirar algum partido da tração traseira.
Mas não foi apenas a nível de motor e de suspensão que foram feitas alterações quando comparado com a versão tradicional. Lembram-se daquela caixa com fossos irritantes entre mudanças? A Smart corrigiu isso para esta nova geração, sendo que a caixa de seis velocidades automática de dupla embraiagem Twinamic encontra-se muito mais optimizada e, oferecendo também a função “Race Start” que estabelece a rotação ideal do motor e o ponto de embraiagem para a máxima aceleração e eficácia no arranque. Também o sistema de travagem cumpre bem a sua tarefa, garantindo assim segurança mesmo quando são cometidos alguns excessos devido a um pouco de entusiasmo a mais.
Conforto é que não é algo que exista em grande quantidade neste Smart Fortwo Brabus. A culpa é claramente da tentativa (bem sucedida) de contar com mais potência nesta versão, o que levou a mexidas a nível de suspensão. Esse é um ponto menos positivo para este Smart atrevido, ainda para mais sendo este um carro para passeios, dada a sua componente cabrio que convida a velocidades mais baixas para desfrutar o ambiente envolvente. Mas já que falamos na componente cabrio, ficam aqui algumas palavras para a facilidade com que abrimos e fechamos a capota de lona, graças ao motor eléctrico. Apenas são necessários 12 segundos para abrir e a fechar a capota.
A nível de consumos, o Brabus conta com médias de 6,5l/100km, o que são valores aceitáveis. No entanto, se se deixar entusiasmar pela aceleração, rapidamente consegue colocar este pequeno carro a fazer médias entre os 9 e os 10 litros a cada 100km, um valor bastante exagerado.
Ao longo do texto, tivemos oportunidade de dizer que este Smart Fortwo Brabus é bastante atrevido, e quando se fala a nível de preços, este continua a ser atrevido. Quem quiser adquirir um Smart Fortwo Brabus terá que desembolsar qualquer coisa como 21.090€. Note-se que a versão que tivemos em ensaio é a Xclusive, que acrescenta alguns itens e dispara para os 24.190€.
No fim, fica a certeza de que este é um carro com uma grande personalidade, que nos faz sorrir e desfrutar das nossas viagens. É certo que o preço não é o mais simpático, ainda para mais para um carro tão pequeno. Mas deixo-vos com o seguinte pensamento: algumas das coisas mais caras no mundo, são as mais pequenas, e o tamanho não é tudo!
[…] Ensaio Smart Fortwo Brabus 2017 – Um carro pequeno com uma grande atitude […]
[…] Ensaio Smart Fortwo Brabus 2017 – Um carro pequeno com uma grande atitude […]