A Dyson é muito bem conhecida pelos seus ventiladores e purificadores. Combos como o Dyson Pure Humidify + Cool são já excecionais para manterem a qualidade do ar doméstico, mas embora estes purificadores/ventiladores ofereçam uma extraordinária capacidade de filtragem de componentes nocivos no ar, incluindo compostos orgânicos voláteis (VOC), a linha Cryptomic vai mais longe e declara guerra ao cancerígeno formaldeído, graças a um filtro de criptomelano, um óxido de potássio e manganésio que decompõe o formaldeído. Os novos modelos, vão, no entanto, algo mais longe.

Os primeiros elementos da linha Pure Cryptomic remontam a 2019 e, embora pudessem destruir o formaldeído, detetavam-no como a qualquer outro VOC, sem distinção. Nos novos modelos Cryptomic Hot+Cool e Cool, a Dyson incluiu um sensor solid state que é capaz de distinguir o formaldeído dos restantes VOC, permitindo refinar a ação da filtragem, além de poder igualmente reportar os níveis desde composto em tempo real.

Fiel à tradição Dyson, a marca não quis utilizar os sensores baseados em gel mais comuns, e criou este solid state com a promessa de que o sensor durará a totalidade da vida útil do Cryptomic sem secar e necessitar de substituíção por isso.

Graças a um filtro catalítico, o formaldeído com a fórmula CH2O é decomposto em CO2 e H2O e tornado inofensivo. Um componente natural, o formaldeído pode no entanto ser ligado a inflamações e é considerado mesmo um cancerígeno. De facto, está em todo o lado e pode facilmente ser emitido por fontes de combustão ou decomposição de químicos e resinas, tornando-se um dos mais comuns poluentes do ar doméstico.

Para a nova geração Cryptomic, a Dyson indica que melhorou o desenho das máquinas, alargando a certificação HEPA-H13 a todos os componentes, para garantir que 99.95% de todas as partículas até 0.1 micrómetros são aprisionadas.

A par com os modelos com sensor de formaldeído, a Dyson anunciou igualmente dois equipamentos sem esse sensor dedicado, mas com a mesma capacidade para destruir este composto. O seu principal destaque, em comum com os dois modelos com sensor específico, é melhorias acústicas para um resultado 20% mais silencioso que a geração anterior.

Ainda não existem datas ou preços para a chegada destes novos purificadores ao espaço Europeu, mas certamente estaremos atentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui