Num ano extremamente difícil para os fabricantes de equipamentos eletrónicos, em que a escassez de componentes e as lacunas na distribuição de produtos faz subir os preços, alguns tentam manter os seus portefólios renovados com restrições para manter o preço mais baixo. Por vezes, vemos mesmo como novas gerações de equipamentos surgem com componentes de geração anterior. É algo a que nos habituamos, se é que sequer o notamos.

Por isso, este é um ano muito difícil para vermos um real salto em frente num smartphone, mas é exatamente isso que a Vivo tenta fazer com o recente Vivo X80 Pro 5G. É um topo de gama ambicioso e sem restrições, que não tem medo ou pudor de se assumir como tal. Após alguns dias a utilizá-lo normalmente, torna-se claro que existem algumas características que o erguem claramente a todo um novo nível.

Cada componente é do melhor no mercado

Os smartphones fazem-se de especificações algo vagas. Muitos têm câmaras de 50MP, mas nem todos os sensores de 50MP são iguais. Em bruto, todas as especificações nos dizem muito pouco sobre porque é que um smartphone é melhor que outro e na prática, todos os smartphones são um compromisso entre tecnologia e custo-benefício. O Vivo X80 Pro não foge a esta regra, mas ao olharmos para as suas especificações com mais detalhe, percebemos que cada componente é de última geração e de topo de gama, com destaque para alguns elementos verdadeiramente no topo.

O ecrã é uma unidade LTPO3 AMOLED ou um ecrã de terceira geração de óxido policristalino de baixa temperatura, que permite ao ecrã rapidamente ir dos 1Hz aos 120Hz de taxa de atualização e vice-versa, sempre que os conteúdos o ditarem, poupando a bateria e otimizando o desempenho a cada conteúdo apresentado. Este não é apenas um AMOLED, mas um AMOLED muito melhorado que está restrito a apenas alguns equipamentos muito selectos.

À data de lançamento do Vivo X80 Pro, ele chega também equipado com o melhor processador do mercado, o Snapdragon 8 Gen 1 que é capaz de garantir uma performance assoberbante em qualquer tipo de tarefas. E é acompanhado das melhores memórias do momento, do tipo LPDDR5 para a RAM e UFS 3.1 para o armazenamento. Mas é outro componente que me parece interessante, o Samsung GNV de 50MP.

O Vivo X80 Pro é o absoluto estreante deste potente sensor de elevada performance, que chega estabilizado e que beneficia de toda a perícia técnica centenária da Zeiss.

Outro componente que encontrarão no Vivo X80 Pro e em mais nenhum equipamento, pelo menos para já, é o excecional Qualcomm 3D Sonic Max. Este é o mais recente sensor ultrassónico da Qualcomm, mas também o maior do mercado, com capacidades únicas: assim, basta um único pulso ultrassónico para captar uma impressão digital, em vez de termos de reposicionar o dedo várias vezes. Permite igualmente a leitura de duas impressões digitais para segurança adicional única no mercado.

Câmaras com ambições profissionais

Falta-me ainda fazer uma captura noturna, mas as câmaras do Vivo X80 Pro têm impressionado. Não é apenas a qualidade das imagens. Mesmo que outros telemóveis possam igualar a qualidade ao pixel, há todo um rol de tecnologias por trás desta equipa fotográfica que criam uma soberba experiência fotográfica.

A Zeiss invocou todo o peso da sua perícia técnica para oferecer às lentes a sua cobertura T* que reduz os flares por um lado e aumenta a transmissibilidade da lente, garantindo que há menos luz a ser refletida, e mais a chegar ao sensor. A qualidade noturna deve, no papel, ser amplamente melhorada por este elemento. Acima de tudo, temos uma das mais completas apps fotográficas do mercado, e pouco ficou por colocar aqui, se bem que o focus peaking e padrão zebra tenham ficado de fora.

Mas, num mundo de geração TikTok que quer cores explosivas e mesmo irreais se preciso, a Vivo e a Zeiss juntaram-se para que o Vivo X80 Pro possa capturar imagens no padrão Zeiss Natural Color, que é mais do que uma predefinição. É um padrão de cor amado e reconhecido a nível internacional que oferece aos fotógrafos puristas fotografias mais naturais. Claro que podem desativar a funcionalidade e em todo o caso têm disponível o formato RAW para podermos fazer ajustes em pós-produção, mas é simplesmente reconfortante que esteja a bordo.

Dizer que o smartphone incorpora a qualidade Zeiss pode ser menosprezar. O smartphone incorpora a visão da imagem da Zeiss. Para garantirem essa visão, os Germânicos trabalharam com a Vivo na calibração de cor sim, mas também na geração do bokeh para incluir os efeitos de bokeh das clássicas objetivas Zeiss, como a Biotar ou a Tessar. Há uma prodigiosa ação de software por trás das capacidades destas câmaras: como as lentes de telemóveis não possuem as características físicas para permitir um bokeh puramente óptico, por comparação a objetivas maiores, a Zeiss desenvolveu soluções de software que o simulam por analogia aos seus desenhos ópticos.

O processo inclui a criação de gémeos digitais para prever o comportamento das lentes do smartphone até se chegar ao melhor possível para o pretendido. Houve um trabalho muito extenso na criação de todo o sistema fotográfico que, em última instância, se nota.

A Vivo incorpora aqui também uma estabilização tipo gimbal e efetivamente temos uma estabilização avançada que anula radicalmente os abanões de movimento, e há mesmo uma opção que mantém o nível do horizonte mesmo que inclinemos o telemóvel 360º. Vê-lo em ação tem sido genial.

Em última instância, o chip V1+, também de última geração, é o responsável por agregar todas as capacidades das câmaras num pacote muito atraente para os fotógrafos profissionais e produtores de conteúdos à procura do melhor conteúdo possível. Abordaremos as câmaras fotográficas do Vivo X80 Pro 5G num artigo específico para esse propósito, por isso fiquem atentos.

Um smartphone brutalmente imersivo

O Vivo X80 Pro é, inquestionavelmente, um dos smartphones mais imersivos do mercado. Combina um ecrã impecável do qual já levantamos um pouco o véu a predicados de áudio difíceis de encontrar no mercado, para uma experiência multimédia que será do melhor que podem encontrar num smartphone.

Começando pelo ecrã, é amplo com as suas 6.78″ e os rebordos são bastante reduzidos para nos dar uma experiência de visualização que maximiza a capacidade deste ecrã para exibir cores e contrastes impressionantes e conteúdos HDR10+ com 1500nits de brilho. Podemos obviamente ajustar a apresentação de cores e contrastes para um look mais garrido ou mais neutro. Há outros truques: a opção de melhoramento de imagem para serviços de streaming como Netflix, e adicionalmente um modo “olho de águia” dentro do modo de jogo que aumenta a intensidade das cores e a gama dinâmica para contrastes que realçam os detalhes dos jogos, tirando proveito das capacidades HDR10+ do ecrã. Não é algo que possa mostrar numa captura de ecrã, mas nota-se realmente durante um jogo.

O elemento que completa perfeitamente o ecrã é a parelha de altifalantes estéreo com áudio de alta resolução que me surpreenderam por serem mais equilibrados que o usual. Geralmente, o altifalante tradicional costuma debitar a maior parte do som, enquanto o auscultador emite de forma mais ténue.

Aqui é diferente, e ambos os altifalantes têm um débito muito semelhante, para um som definitivamente mais cheio em jogos e vídeos, mas também em telefonemas. As vozes são claras e sem ruídos irritantes, enquanto num bom jogo, o som é finalmente capaz de oferecer alguma qualidade comparável a bons auriculares. Há todo um novo gozo quando o motor ruge num Gear Club ou o som bem detalhado a toda a volta no Lost Light, mas também ao fazermos uma reunião em Zoom ou Teams.

Ainda assim os auriculares e auscultadores recebem aqui uma atenção acima da média. É sempre um ponto onde algumas marcas esquecem detalhes, mas a Vivo oferece-nos uma suite completa de melhoramentos áudio para auriculares e auscultadores, nomeadamente ativação de som Hi-Fi, super-resolução de áudio, otimização dos auriculares ao ouvido, ajuste aos próprios auriculares e preferência de experiência auditiva. O que é o mesmo que dizer que podemos ajustar o áudio à nossa acuidade auditiva para extrairmos o máximo de qualidade.

O motor linear depois oferece um feedback vibratório muito agradável ao toque e o sampling de 1000Hz garante uma grande velocidade de reação. Tudo se conjuga para uma experiência global soberbamente imersiva onde som e imagem se combinam de uma forma que poucos smartphones conseguirão fazer. Em última instância, o modo Multi-Turbo para jogos permite-nos levar ao máximo as capacidades do desempenho, ou utilizar um valor mais mínimo para pouparmos a bateria em jogos menos exigentes.

Com a conjugação de ecrã de exceção, motor háptico avançado e as inúmeras ferramentas de melhoria e ajuste do áudio, o Vivo X80 Pro 5G oferece uma monstruosa experiência de imersão multimédia que só os melhores entre os melhores conseguem oferecer.

Um design para ser levado a sério

Já o disse anteriormente: com as câmaras Zeiss bem visíveis num módulo espelhado e amplo no painel traseiro, o Vivo X80 Pro 5G tem um design diferenciador e inconfundível que quer ser visto e olhado com respeito. É um look fundamentalmente premium que também tem um profundo ar profissional.

Extremamente focado na qualidade das suas câmaras fotográficas repletas de funcionalidades para fotógrafos entusiastas e profissionais, parece-me inclusivamente que a opção pelo acabamento preto quer fazer uma analogia com os equipamentos fotográficos onde o preto predomina. Este telemóvel ficará bem ao lado de uma DSLR ou de uma mirrorless e tem um ar suficientemente institucional para que os seus utilizadores sintam desde logo a confiança de que este é um smartphone para levar a sério.

Os materiais são, ainda assim, absolutamente premium de uma forma palpável, especificamente com o painel traseiro coberto com uma textura fosca e cincilante muito suave e excelente ao tacto, que lhe dá uma certa riqueza estética em contraste com o espelhado do módulo fotográfico. Melhor só se a moldura fosse prateada como num equipamento fotográfico! É quase impossível colocar impressões digitais neste painel, mesmo que na verdade utilizemos a capa fornecida na caixa, com um acabamento de pele sintética que continua a toada premium.

As linhas no geral são bem rematadas e não existirão dúvidas de que este equipamento é tão de gama alta quanto possível. A cereja no topo do bolo é a certificação IP68 contra ingresso de poeira e água, o que garante uma proteção avançada contra contactos acidentais com água, algo aparente mal abrimos a ranhura do cartão SIM com borrachas ao redor.

Após alguns dias com o Vivo X80 Pro, a noção de que este se trata de um equipamento de exceção é palpável, pelo que vos convidamos a continuar atentos às nossas páginas para conhecerem melhor este equipamento. A imersão que oferece e a promessa impressionante das suas câmaras fotográficas prometem colocar a fasquia ainda mais alta para os concorrentes, não havendo dúvidas de que este é um smartphone para os

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here