Bot(s): diminutivo de robot, também conhecido como internet bot ou web robot, é uma aplicação que é programada para simular acções humanas, com base em determinados contextos.

Começamos com uma breve explicação do que é um bot para que todos percebam realmente do que estamos a falar. E aparentemente, alguém que andou a programar bots de apoio a um dos candidatos durante as eleições do Brasil, programou o mesmo de forma errada.

A notícia tem sido propagada pelos meios de comunicação social e também pelas várias redes sociais. Em causa estão duas publicações no Twitter que nada tinham a ver com as eleições do Brasil mas que, ainda assim, foram visadas por comentários a favor do candidato Bolsonaro.

No primeiro caso, estamos a falar de uma publicação com o título “Joalheria quer competir com a arte pelo bolso dos superricos”. A publicação do folha.uol.com.br recebeu logo uma série de respostas no Twitter, sendo que uma delas se destaca logo pelo ataque a um dos partidos que concorre às eleições do Brasil, o PT.

No segundo caso, uma outra publicação também do site Folha, desta vez sobre culinária, foi alvo de comentários de apoio a Bolsonaro. Neste caso, a publicação tinha o seguinte texto: “Clássico botequeiro, bolovo ganha releituras de chefs paulistanos”. As manifestações de apoio a Bolsonaro ficaram bem visíveis pelas hashtags: “#NaRuaComBolsonaro”. As contas que publicaram esses comentários também não deixam grandes margens para dúvidas, é o caso da conta “Tiago AntiPT”.

Na prática, estes bots o que têm vindo a fazer, é ler as várias publicações que são feitas pelos meios de comunicação, sendo que sempre que aparece uma palavra que tenha interesse para comentar, o comentário seja feito de forma automática e rápida. A questão é que alguém se enganou a programar os bots, ou foi descuidado, e o bot apenas está a apanhar parte de palavras (“bolso” por exemplo), relacionando com bolsonaro.

Se já existiam bastantes preocupações com as FakeNews, agora é a altura de dar atenção a estes bots que circulam pelas redes sociais e que pretendem direccionar os eleitores para um determinado partido.

PS – este artigo não pretende tomar o partido de qualquer um dos candidatos às eleições, mas sim transmitir a informação relativa ao impacto dos bots nas eleições de um país, neste caso o Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here