A corrida está a ganhar ímpeto em direcção aos smartphones dobráveis e em 2019 deveremos ver a chegada de vários diapositivos. Samsung e Huawei querem ambas ser as primeiras a chegar ao mercado, mas um smartphone dobrável tem desafios muito específicos e a Samsung ainda está longe de chegar a uma decisão final.

Pensa-se que a Samsung revelará alguns dados sobre o seu Galaxy dobrável já em Novembro. Segundo a Bloomberg, a Samsung ainda está indecisa quanto ao formato do dispositivo, sendo a opção entre um dispositivo que abre para ficar mais longo na vertical, o outro na horizontal, mas aparentemente este último modelo não tem o apoio dos designers que o consideram menos apto a ser segurado com apenas uma mão. Qualquer um dos protótipos tem um ecrã externo de 4 polegadas que permitirá levar a cabo diversas tarefas sem ter que abrir o dispositivo.

Sabemos bem que estes dispositivos não serão totalmente acabados e terão que fazer algumas concessões aos equipamentos tradicionais. Uma tal concessão é que o Galaxy dobrável não terá leitor biométrico no ecrã, por dificuldades específicas dos OLED flexíveis, revestidos por uma película que a Samsung receia que seja menos brilhante que num smartphone tradicional. A Samsung compreende que estes ecrãs brilhantes são favorecidos pelos utilizadores, razão pelas quais temos ecrãs brilhantes difíceis de ler ao sol, quando os ecrãs foscos são mais úteis nestas circunstâncias, embora com algumas restrições.

O mecanismo da dobradiça é outra preocupação da Samsung. Esta abre e fecha como um antigo flip phone, mas com uma actuação mais leve. Diz-nos a Bloomberg que a dobradiça passou testes para 200,000 actuações, mas o problema reside no chamado yield rate, ou taxa de rendimento em produção, significando que a Samsung tem ainda preocupações quanto ao número de peças que pode fabricar sem defeitos. Particularmente no caso do ecrã, quando este quebra, “descasca” como papel seco, dizem fontes ligadas à Samsung.

No próximo mês, a Samsung organiza a Samsung Developer Conference em São Francisco e poderá mostrar um primeiro conceito com funcionalidades em destaque, mas ainda sem um protótipo disponível para mostrar à imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui