A entidade Francesa DxOMark tem uma nova bateria de testes de autonomia para smartphones e, porque não? Estes testes juntam-se aos testes de imagem e áudio, não isentos de polémica, mas sempre bastante completos e interessantes de seguir. A empresa recorre a métodos altamente tecnológicos, com robôs e equipamentos científicos para eliminar subjetividade, isolando mesmo os smartphones numa cela Faraday para impedir qualquer interferência externa que introduzisse elementos estranhos.

O novo teste atribui uma pontuação global à bateria de cada smartphone, considerando um conjunto de testes e diz-nos a DxOMark que analisa até cem parâmetros durante quase 150 horas, ao nível da autonomia, tempo de carregamento e eficiência energética.

Até que ponto estes testes refletem um cenário de uso quotidiano é sempre uma questão de debate, mas é francamente interessante perceber como nenhum elemento por si só dita a vitória de um smartphone sobre outro. Por exemplo, os Samsung Galaxy M51, Wiko Power U30 e Oppo Find X3 Neo encontram-se nos três primeiros lugares por razões muito diferentes: os dois primeiros por uma pontuação elevada na autonomia e eficiência, mas penalizados pelo carregamento lento, enquanto o Oppo peca pela autonomia, mas domina em absoluto a tabela quanto ao carregamento.

Para já, apenas 17 smartphones foram analisados pela companhia, mas esperamos que a lista cresça muito rapidamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui