Foi em 1868 que tudo começou, com o sueco John G Grönvall a fundar uma oficina na sua terra natal, em Skövde. A oficina desenvolveu-se e foi crescendo, sendo que neste momento é uma fábrica de motores da Volvo Cars com 150 anos de existência.

De início eram apenas 25 trabalhadores e a empresa era responsável por produzir caldeiras, panelas, fogões, arados e debulhadoras. Com o passar dos anos, foi evoluindo e acabou por iniciar actividade noutras áreas de negócio, e entrar na bolsa de valores. 39 anos depois de existir, a fábrica produziu o seu primeiro motor: um cilindro e três cavalos.

Essa área passou a ser a principal para a oficina, tendo-se tornado especializada na produção de motores. Em 1925, Assar Gabrielson, um dos fundadores da Volvo, visitou a fábrica e ficou impressionado com o que viu, e foi então que a Volvo mudou a sua produção de motores para Skövde. 6 anos depois, em 1931, a AB Volvo compraria uma parte maioritária da empresa. Isto fez com que a fábrica de motores de Skövde se torna-se uma unidade de prestigio na produção de motores com uma elevada qualidade. O motor mais popular é mesmo o 5 cilindros a gasolina, sendo que entre 1991 e 2016 a fábrica produziu algo como 3,5 Milhões de motores.

No ano passado, esta fábrica que agora celebra 150 anos, atingiu um marco recorde de produção, com 530.000 motores produzidos em apenas um ano, sendo que a produção do motor 10.000.000 está para breve, segundo a marca Sueca.

Com tanto historial, aliado às preocupações ambientais da marca Sueca, a Volvo Cars anunciou em Janeiro deste ano que a fábrica de Skövde teria sido a primeira do grupo a atingir o impacto climático neutro nas suas operações, e uma das poucas na Europa com esse estatuto.

Volvo anúncia a primeira fábrica com impacto climático neutro

Para atingir o objectivo, a Volvo Cars estabeleceu um acordo com um fornecedor local que assegura que todo o calor utilizado na fábrica provém da incineração de resíduos, de biomassa e de biocombustíveis reciclados. Para além disso, desde 2008 que esta fábrica já utiliza parte de energia gerada por fontes renováveis.

Esta é uma fábrica com grande importância para a Volvo Cars, não só por toda a sua história, mas por servir como base para atingir, já a partir de 2025, um impacto climático neutro de todas as suas operações a nível mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here