Hoje decorre a conferência Adobe Max pensada para os profissionais gráficos que utilizam as ferramentas profissionais da Adobe de um modo que a maioria de nós consegue apenas sonhar. É o tipo de profissionais que olha para os nossos tablets caros e finos com ar de desprezo e necessita de verdadeira potência para acompanhar a sua imaginação. Seria o ponto ideal para a HP lançar um tablet destacável tão potente quanto especializado e foi isso mesmo que a marca fez com o HP Zbook X2.

Um tablet que é uma Workstation

O look deste tablet destacável é tão impressionante que parece capaz de ilustrar uma história da Disney no meio de um vulcão em erupção, mas há uma razão para a porção destacável parecer um veículo de combate: a HP equipou o Zbook X2 com toda a potência de uma workstation e, por trás daquele ecrã 4K (já volto a ele), temos chips Intel Core i7 Kabylake-R, até 32GB de RAM e 256GB de armazenamento SSD, além de uma NVIDIA Quadro M620. Duas portas USB-C com Thunderbolt permitem ao Zbook X2 alimentar em simultâneo dois ecrãs 4K.

O teclado é de tamanho completo, pelo que não estará aquém das necessidades de quem prefere trabalhar com shortcuts no teclado. O único senão é que a gráfica Quadro está integrada neste teclado e só em modo PC tiraremos máximo proveito dela.

HP ZBook x2_FrontLeft_Open_Detached_Pen

Um ecrã feito para elites

Mas deixem-me voltar ao ecrã. Este não é o ecrã UHD com que vocês gostam de ver o Netflix e GIFs no 9Gag. Um painel de 14 polegadas com resolução 4K, o ecrã cobre 100% do espectro Adobe RGB, tem cor calibrada e a HP ainda tratou a sua superfície mate quimicamente para lhe dar uma superfície tão suave quanto as tradicionais superfícies brilhantes.

]hp-zbook-x2

Este é um passo fundamental para termos um bom efeito anti-glare que encubra detalhes e cores, mas também para podermos trabalhar adequadamente com uma caneta digitalizadora. Especificamente, uma caneta feita em colaboração com a Wacom, capaz de 4,096 níveis de pressão e que inclui uma borracha apagadora digital no topo, como se um lápis fosse. O melhor da digitalizadora é que não precisa ser recarregada, já que obtém a sua carga via interferência magnética no ecrã, o que autoriza horas atrás de horas de trabalho.

Nas laterais, o ecrã inclui ainda duas filas de teclas perfeitamente configuráveis para os atalhos que mais utilizamos, desde paletes de cor a tamanho dos brushes. O artista é que sabe.

Dificilmente poderíamos ficar mais impressionados com um tablet. Este não é de todo um tablet para qualquer um. Nem falo do preço base que começará perto dos 1,500 Euros, porque isso não faltará quem tenha o dinheiro para pagar. Mas as especificações são realmente interessantes para o que é, sem sombra de dúvida, um tablet, mas um tablet destinado a quem possui capacidades de imagem com que muitos de nós sonham.

Mas para quem tem o que fazer com ele e sabe fazê-lo, o HP Zbook X2 pode ser um sonho a realizar.

hp-zbook-x2-1

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui