Se tinham dúvidas quanto ao compromisso da HTC com a realidade virtual, a fabricante de Taiwan a revelou hoje o HTC Vive Focus, um equipamento VR autónomo com 6DoF, seis graus de liberdade.

Isto significa que os HTC Vive Focus possuem sensores de rastreamento do ambiente circundante, prescindindo de localizadores externos para se orientar.

A sua maior virtude estará, no entanto, no interior, já que os HTC Vive Focus serão uma máquina VR bastante bem equipada com um Qualcomm Snapdragon 835 e um ecrã OLED de baixa latência, embora as especificações completas permaneçam por revelar. O social é um dos pontos de interesse dos Focus, que podem ser emparelhados com outros dispositivos para utilização em grupo em plataformas sociais ou em contexto de aprendizagem, onde vários headsets podem partilhar objectos ou verem-se num espaço partilhado.

Os HTC Vive Focus chegarão ainda com um controlador de 3DoF, mas poderão ser integrados acessórios extra com 6DoF. Para isso, a HTC lançou a plataforma Vive Wave em parceria com diversas empresas de hardware e software. Os conteúdos disponíveis hoje em dia para os HTC Vive podem ser convertidos para a nova plataforma, e o suporte mantido para controladores externos com 3 ou 6 graus de liberdade. Entretanto, também os conteúdos disponíveis para Samsung Gear VR ou Google DayDream poderão ser convertidos para os HTC Vive Focus sem grandes dificuldades.

Bom, se estão à espera de novidades quanto a disponibilidade e preço, este é o ponto em que estamos com azar, já que apesar da oficialização, a HTC limitou-se a garantir que estes seriam os primeiros óculos VR do género a chegar ao mercado, mas não mencionou quando, nem por quanto. Lembramos que os Oculus Go estarão disponíveis no início de 2018, pelo que a HTC não tem muito tempo a perder.

DEIXE UMA RESPOSTA