Depois da Samsung ter anunciado o Samsung Galaxy Fold, a Huawei não ficaria para trás por muitos dias, tendo oficializado finalmente o seu Mate X, o seu primeiro smartphone dobrável. Fica patente desde logo que a Huawei se esmerou para lá de muito no design deste dispositivo, criando algo irresistível. Mas não nos enganemos: este smartphone é desejável por muitos, mas atingível por poucos, fruto de um preço €2290, superior mesmo ao do Galaxy Fold, para que fique claro que a Huawei já não faz da sua vida vencer dispositivos mais baratos que a concorrência.

O Huawei Mate X tem uma abordagem bem diferente da do Samsung Galaxy Fold, e quiçá um design mais futurista e arrojado. Trata-se de um colossal smartphone com ecrã de 8 polegadas OLED, com resolução 2480 x 2200, rebordos reduzidos e sem qualquer entalhe ou interrupção. Pelo contrário as câmaras e outros sensores ficam localizados na lateral que serve de suporte para melhor agarramos o smartphone.

Quando o ecrã é dobrado, uma das metades do ecrã encosta-se a esta pega lateral, ficando o terminal com 11mm de espessura, um ecrã de 6.4 polegadas, e um outro de 6. 6 polegadas. A solução é engenhosa e cheia de estilo, mas mantenho inúmeras dúvidas quanto durabilidade deste ecrã e do próprio smartphone. O problema reside na protecção de plástico sobre o ecrã  que, ficando sempre virado para fora, acrescenta um maior perigo de acumulação de arranhões e danos a este ecrã potencialmente mais vulnerável.

Em termos de hardware, o Huawei Mate X mantém o Kirin 980 do Huawei Mate 20, mas acrescenta o modem Balong 5000 que assegura que este dispositivo será 5G.

Em termos das câmaras, o Huawei Mate X não foge da fórmula do Huawei Mate 20, com uma câmara normal de 40MP, uma grande angular de 16MP e uma ultragrande angular de 8MP, que também servem de câmaras selfie quando o smartphone esteja dobrado.

Entretanto, a bateria são na verdade duas câmara que ficam com um total de 4500, mais do que necessário para acomodar as exigências da rede 5g. A cereja no topo do bolo é a colossal capacidade de carregamento rápido de 55W, substancialmente superior à tecnologia de 40W no Huawei Mate 20 Pro, e permitindo carregar 85% da bateria em 30 minutos.

Não sabemos tudo sobre o Huawei Mate X, mas o pouco que sabemos é suficiente para percebermos que será um grande concorrente do Galaxy Fold. O dispositivo deverá chegar ao mercado depois do Verão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui